Os tons metálicos são clássicos da decoração – e a cor do momento é o rose gold. Mistura de rosa com dourado, parecido com o cobre, ele vem ganhando espaço mundo afora desde o ano passado. De acordo com a arquiteta Mariana Paula Souza Bedin, essa é uma tendência retrô/vintage bastante chique, inspirada nos anos 1970, que tem tudo para ficar.
Este ano, vários móveis apareceram com detalhes na tonalidade na Feira de Milão, um dos principais eventos do setor mobiliário do mundo, conta Mariana. E é justamente nos detalhes da decoração que o rose gold vem marcando presença. Capaz de dar um destaque mesmo para os ambientes mais básicos, ele também tem sido bastante utilizado em peças de iluminação, como lustres, pendentes e luminárias, em torneiras e tubulações aparentes, em um estilo mais industrial, e em diversos objetos de uso ou decorativos, desde vasos e louças até relógios e almofadas.
Como usar o rose gold?
Apesar de ser bem marcante, o rose gold combina com várias tonalidades. Segundo Mariana, ele pode ser misturado, inclusive, com outros tons metálicos, como bronze, dourado e prata. Assim, não é preciso gastar muito para aderir à tendência: basta investir em algumas peças ou mesmo cobrir itens que você já tenha com tinta spray!
Atenção na hora de pintar!
Existem diferentes tonalidades e marcas de tinta spray no mercado. Além disso, há produtos disponíveis específicos para cada tipo de material, como madeira e metal. Na hora de comprar, faça a conta de quantos tubos precisará para garantir todos da mesma marca e com o mesmo tom.
Na hora da pintura, teste a tinta spray em um pedaço de jornal para garantir que o bico não está com nenhum bloqueio. Aplique o jato a cerca de 20cm do objeto e evite camadas grossas, pois elas aumentam a chance de a tinta escorrer e borrar. Ao invés disso, aposte em várias camadas mais finas até chegar no resultado desejado. Confira no produto o tempo necessário entre as demãos
Quer ler mais sobre cores na decoração decoração? Clique aqui e leia mais sobre o círculo cromático!