Círculo cromático: aprenda a combinar cores na decoração

Além de darem vida e contribuírem para a decoração dos ambientes, as cores podem influenciar no humor das pessoas e refletir suas personalidades. O uso correto de tons também contribui para aumentar ou diminuir um ambiente, por exemplo. Acertar a mistura de cores, no entanto, não é tarefa fácil. O que se vê nas revistas pode não cair muito bem dentro de casa. Mas, afinal, existe algum segredo para acertar? A utilização do círculo cromático é o ponto de partida para não errar. Com base nesse mecanismo, temos como cores primárias o azul ciano, vermelho e amarelo. Como secundárias temos o violeta, laranja e verde e, como terciárias, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, entre outros.

Como combinar

Existem diversas formas de harmonizar essas cores na hora de decorar. Pode-se optar pela monocromia, quando se utiliza apenas uma cor em diferentes tons, conhecido também como tom sobre tom. Na combinação por analogia utilizam-se cores que estão em sequência no círculo cromático, o que não configura contraste porque todas têm uma cor em comum. Já na combinação complementar, também chamada de harmonia oposta, são utilizadas cores que ficam opostas na roda de cores, mas se complementam. Existem outras formas de harmonizar, mas essas são as principais.

Ambientes pequenos

Para escolher a melhor combinação, leve em consideração o tamanho do seu espaço. Tons como o vermelho e o alaranjado, que são mais vibrantes, não devem ser utilizados em ambientes pequenos, por exemplo. Nesse caso, as cores fortes devem ser aplicadas apenas nos detalhes e a cor predominante do ambiente deve ser neutra. Confira mais algumas combinações que podem ser interessantes!

Amarelo e azul – harmonia

A combinação dessas duas cores, que são primárias, cria uma decoração equilibrada. A variação entre o alaranjado e o azul também combina e gera o mesmo efeito de harmonia.

círculo cromático

Violeta – sem monotonia

É possível decorar paredes e objetos em diferentes tons de violeta sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais. Assim como o azul, esse é um tom que funciona bem sozinho.

Cinza e amarelo – boa pedida!

O cinza é uma cor neutra e coringa, pois se aproxima do preto e do branco. O amarelo, por sua vez, deixa o ambiente atrativo, compensando a seriedade do cinza.

Três cores – Harmonia de 60°

O conceito da harmonia de 60° ajuda na combinação de cores para decoração. É possível usar tons como azul, marrom e alaranjado, por exemplo, para decorar um ambiente inteiro, já que, apesar de distintas, essas cores funcionam bem juntas porque estimulam a visão de maneiras diferentes.

Dica! Compense entre tonalidades mais claras e escuras e a decoração ficará elegante e destacada. Boa sorte!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.