Notícias
6 de abril de 2016
Mau cheiro do ralo: quais os causadores mais comuns
O principal cuidado que você deve ter com todos os ralos da sua casa é evitar deixar cair qualquer tipo de resíduo. Dessa forma, além de não provocar entupimentos, você evita o mau cheiro que costuma sair do encanamento, seja no banheiro, na cozinha, na lavanderia ou em qualquer outro cômodo.
Se mesmo tomando esses cuidados ainda assim você sente um mau cheiro vindo do ralo, é preciso analisar cada parte da instalação.
- Alguns resíduos podem ficar acumulados no sifão (o cano que liga o ralo com a tubulação e que é projetado para evitar que os gases saiam). Antes de qualquer atitude, verifique se o sifão está instalado corretamente. Então, retire a tampa do sifão e verifique se está suja, limpe-a e reinstale-a. Programe-se para fazer essa limpeza uma vez por mês e certifique-se de que limpou bem antes de recolocá-la.
- O sifão apresenta um formato próprio para ter sempre uma quantidade minima de água, que impede que o mau cheiro passe. Em pias que não são usadas com muita frequência, a tendência é que essa água evapore, deixando o mau cheiro passar. Se esse for o seu caso, lembre-se de usar a torneira durante alguns segundos pelo menos uma vez por semana.
- Soluções caseiras também ajudam a limpar a tubulação. Use uma mistura de vinagre branco (200 ml), bicarbonato de sódio (100 g) e água morna (500 ml).
- Caso o cheiro saia do ralo, retire a grelha e faça uma limpeza completa, tirando todos os resíduos. Se o mau cheiro persistir, consulte um profissional para trocar os ralos por caixas sifonadas. A empresa Krona tem diversos modelos que vão atender as suas necessidades.