Dicas de decoração para quartos pequenos
Decorar espaços pequenos requer um pouco mais de dedicação, porque cada item que entra no local deve ter uma função, para evitar acúmulo de coisas e, consequentemente, perda de espaço. Para ajudar você a decorar quartos pequenos, separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na organização do seu cômodo. Preparado? Então vamos lá!
Vá de branco! Cores claras fazem o espaço parecer maior. Por isso, invista não só no branco, mas em uma paleta de cores claras tanto para as paredes quanto para os itens grandes de decoração como cortinas, tapetes e a roupa de cama.
Prateleiras são amigas dos espaços pequenos, afinal, elas são a melhor forma de aproveitar todos os espaços, assim como os nichos. Se quiser otimizar ainda mais o espaço, brinque com elas na parede atrás da cama, assim você ainda dispensa a cabeceira (e poupa o espaço que ela ocuparia!).
Espelhos e mais espelhos. Na porta do armário ou em uma das paredes. Além de proporcionarem um ar sofisticado, os espelhos dão a impressão de duplicar o espaço.
Planejamento. Tudo o que vai entrar no espaço pequeno precisa ser muito bem planejado“ especialmente os móveis! Se puder, invista em móveis planejados. O custo um pouco mais alto com relação aos pré-moldados vai fazer toda a diferença na hora de aproveitar cada milímetro do cômodo.
Portas de correr são um detalhe muito importante para espaços pequenos. Seja para os armários ou até mesmo a porta de entrada do quarto, elas poupam um espaço e tanto na hora de planejar os locais de circulação do ambiente.
Dois em um. Móveis com mais de uma função são excelentes escolhas para quem não tem espaço. Pode ser um baú que também é pufe ou camas com baú, por exemplo.
Tudo na parede. Explore a parede para pendurar tudo o que for possível: a TV, ganchos para bolsas e casacos, arandelas ao lado da cama no lugar do abajur…