O PVC é um plástico seguro e sustentável, presente em diversos produtos e soluções, como embalagens, brinquedos, revestimento, automóveis e até na área médica. Mas seu destaque acontece na construção civil, pela necessidade de produtos leves, de baixo custo e maior durabilidade.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os tubos de PVC para água e esgoto são maioria no Brasil, em instalações prediais, com participação de 95% e 85% do mercado, respectivamente. Na infraestrutura, o índice é de 75% e 60%, respectivamente. Isso porque o material possui elevada resistência à corrosão e acumula poucos detritos devido à flexibilidade.
Qual o ciclo de vida útil do PVC?
O ciclo de vida útil dos produtos de PVC utilizados em construções é longo: ele tem durabilidade média de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro do PVC. Ainda de acordo com o instituto, alguns produtos podem chegar a 100 anos de uso, se limpos e conservados de maneira adequada.
Essa durabilidade se mantém com o PVC exposto ao sol?
Não, a exposição ao sol pode comprometer a durabilidade do PVC. Tubos e conexões desse material podem ser expostos ao sol, já que a temperatura não interfere na pressão dentro do tubo nem impede que as peças cumpram perfeitamente suas funções. Porém, com o passar dos anos, o sol pode descolorir e ressecar a superfície externa da tubulação.
Para obter maior durabilidade, nesses casos, recomendamos pintar o tubo com tinta à base de água. Se a estrutura se tornar frágil, algum impacto externo pode causar um rompimento. Por isso, é importante acompanhar essa evolução ao longo do tempo e fazer a troca preventiva da estrutura, em caso de fragilidade após o período de vida útil previsto.
O que prejudica o tempo de vida útil de tubos e conexões de PVC?
Problemas na instalação são as principais causas da redução da vida útil de tubos e conexões de PVC. Veja os principais erros que prejudicam esses materiais e, consequentemente, comprometem as instalações hidráulicas:
- não contar com o serviço de profissionais qualificados;
- utilizar produtos de qualidade duvidosa, sem certificações;
- realizar instalações com desvios e ajustes em excesso;
- derreter os tubos para emendar um no outro;
- usar adesivo em excesso para soldar os tubos;
- problemas relacionados a excesso de pressão e golpes acima das especificações da norma de instalação.
Cuidados ao comprar materiais de PVC
O cuidado mais importante é não comprar qualquer tipo de PVC. Uma boa maneira de garantir a qualidade de tubos e conexões para a sua obra é consultar o site do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que certifica as empresas “qualificadas” e lista as “não qualificadas” na fabricação e venda desses produtos. Assim, você fica tranquilo ao saber que está adquirindo um produto de qualidade e que atende rigorosamente aos critérios normativos.
Aqui na Krona, você encontra produtos de qualidade certificada pelo PBQP-H e fabricados de acordo com as normas técnicas brasileiras. Além disso, a Krona se dedica ao desenvolvimento e à fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC, com formulação própria do composto. Assim, você não corre o risco de ter problemas com os itens adquiridos e suas instalações ganham ainda mais durabilidade.
Então, já sabe: se você é responsável por uma construtora, conte com a Krona na hora de adquirir tubos e conexões para os seus projetos e obras. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.