Diferente do vendedor de uma loja de roupas ou produtos do cotidiano, o profissional da loja de materiais de construção se dispõe a acompanhar e passar muito mais tempo junto ao cliente, solucionando dúvidas técnicas, oferecendo sugestões, fazendo e recebendo perguntas.
Com um produto de longa duração para oferecer, o conhecimento técnico faz toda a diferença nessa hora. Então, o vendedor alia o atendimento cuidadoso e paciente para que o cliente sinta mais segurança para tomar uma decisão e consiga levar o produto correto.
Pensando nisso, podemos destacar que as principais características de um bom vendedor no varejo de construção são a paciência, a capacidade de escutar o cliente e o conhecimento técnico e assertivo sobre os materiais oferecidos e seu uso. Portanto, ao escolher um profissional para a sua loja, esteja ciente das seguintes características:
Perfil curioso
A principal dica para atender bem é entender exatamente o que o consumidor quer. Saber qual uso ele pretende fazer do produto (não supor que será, necessariamente, o uso mais convencional), em quanto tempo ele precisa daquele produto, qual a durabilidade que procura, o acabamento etc.
Muitas vezes, o cliente não consegue expressar tudo o que quer. Por isso, um profissional com perfil interessado faz perguntas para cobrir qualquer potencial dúvida e, por isso, faz uma venda mais assertiva.
Tem conhecimento sobre a área
A voz do vendedor vai muito além de uma opinião de gosto pessoal. Um bom vendedor deve saber direcionar o cliente para a linha que ele indica preferir. Para isso, é importante conhecer as diferenças entre um e outro e apresentar esse diferencial ao cliente.
Sua obrigação é mostrar os diversos segmentos e perguntar qual a preferência do cliente.
É paciente
O bom vendedor de materiais de construção sabe que não pode apressar o cliente. Ninguém gosta de se sentir forçado a fazer nada, principalmente quando está em dúvida ou quando a decisão é muito relevante.
Para que o cliente não fique com dúvidas, o vendedor pode oferecer esclarecimentos de forma objetiva e didática sobre os produtos. Isso inspira confiança, economiza tempo e aumenta vendas. O cliente precisa confiar na informação que pode definir todo o andamento de um projeto.
E aí, pronto para aumentar a sua equipe de vendas? Seguindo esses passos, certamente você terá um time de sucesso.