Usando as redes sociais na sua loja

Usar boas estratégias de marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio, principalmente para quem trabalha com vendas, pois elas contribuem para alavancar os negócios da empresa e ainda podem fortalecer a imagem e a reputação da marca no mercado.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

No setor de material de construção, a história não é diferente. É necessário que o gestor sempre busque novas maneiras para melhorar as ações e atingir o público-alvo do seu negócio. Dessa forma, os resultados serão compatíveis com o esperado e será possível ter um lucro maior com a venda das mercadorias.

Se você quer ter diversas ideias para divulgar os seus materiais de construção, saber como utilizar o marketing vai ajudar, por isso continue a leitura deste post.

A importância das redes sociais nos negócios

Atualmente, é bastante comum observarmos a presença das marcas nas redes sociais. Os clientes estão, em grande parte, inseridos nessas mídias, por isso é tão importante que as empresas busquem interagir com o público por meio desses canais. Para se ter uma ideia, o SPC, em pesquisa realizada em 2018, indicou que 74% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra. As redes sociais são ferramentas fundamentais na jornada de compra do seu cliente, fazendo uso delas, a sua loja:

  • divulga produtos disponíveis;
  • ressalta a qualidade de marcas parceiras;
  • oferta produtos que estão com maior estoque;
  • comunica-se com o cliente.

Para isso, analise qual rede social é mais adequada ao perfil dos consumidores dos seus materiais de construção: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, WhatsApp e LinkedIn. Para promover conteúdos relevantes, responder as menções que foram feitas de sua empresa e tirar dúvidas que foram enviadas pelos usuários, sugerimos utilizar o Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Saiba mais sobre cada plataforma a seguir.

Usando o Facebook na loja

A pedida para o Facebook é: promover conteúdos compartilháveis e fazer o cliente se engajar com a sua marca. Invista em postagens com informação e não apenas divulgue os seus produtos. A cada duas postagens de divulgação direta, pense em outras oito para informar o cliente sobre novidades relacionadas ao seu negócio ou apenas interagir com frases voltadas ao nicho do seu empreendimento.

Outro ponto relevante do Facebook é a possibilidade de abrir uma loja online, sem precisar de um site para isso.

Utilizar as redes sociais para promover a marca não é caro. O custo-benefício é vantajoso. Para isso, vale a pena consultar o Facebook Ads. Com anúncios pagos, é possível impulsionar suas publicações e fazê-las chegar até muito mais pessoas sem investir tanto dinheiro. Ainda é possível segmentar as campanhas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses.

Usando o Instagram na loja

No Instagram, as fotos vendem. Aqui cabe dar uma trabalhada melhor nas imagens de produtos e da loja e não pensar muito na escrita em si. Para agregar valor à sua marca, registre momentos descontraídos no dia a dia da loja, divulgue eventos que a loja ou empresa participou, utilize #hashtags para levar o seu produto a um público específico. Veja como a Krona faz no @krona_brasil.

O bom de cada rede social é utilizar os recursos que elas oferecem, o Instagram, por exemplo, tem, além do feed, a opção de stories que podem ajudar na hora de engajar com o público e o recurso Reels, parecido com a proposta do TikTok, que vamos falar no próximo tópico. Com esses formatos, é possível reforçar alguma promoção, ação ou acontecimento atrelado ao seu negócio.

Usando o TikTok na loja

Engana-se quem pensa que o TikTok só pode ser usado pelos adolescentes. O aplicativo chinês de vídeos curtos foi o segundo mais baixado do mundo no ano passado, de acordo com a SensorTower, e alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários.

Aqui no Brasil, várias empresas já aderiram ao aplicativo como recurso para expandir os negócios. Voltado ao entretenimento, o TikTok tem infinitas possibilidades para criar um vídeo, seja ele engraçado, informativo, de dança, encenação: o importante é produzir conteúdo. Nossa sugestão aqui é utilizar o próprio time de vendedores da loja para criar materiais.

Usando o WhatsApp na loja

O aplicativo de mensagens instantâneas é um dos mais usados no Brasil: são mais de 100 milhões de pessoas no país trocando mensagens todos os dias. Sabe o que isso quer dizer? Que os seus clientes provavelmente estão incluídos nesse número. Por isso, além de ser uma ferramenta de comunicação, o WhatsApp se tornou um excelente meio para impulsionar negócios. Ele conta agora com a possibilidade de criar uma conta comercial e veja só: com um número fixo, sem precisar de um celular.

Antes de mais nada é preciso criar um perfil comercial, para que o cliente saiba que está falando com uma empresa.

Depois, você deve preencher o perfil com o máximo de detalhes, como endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento, pois ele vai funcionar como o seu cartão de visitas. O app ainda permite que você inclua seus contatos em categorias, como “novo cliente”, “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Como a Krona atua nas redes sociais

Não basta ter um perfil, é preciso usá-lo como estratégia. Para auxiliar você nessa comunicação, produzimos vários conteúdos em nossas redes sociais que podem ser compartilhados e repostados nos seus canais. São posts sobre produtos que ajudam seu cliente a conhecer melhor cada item, reconhecer os diferenciais de qualidade e que certamente irão interessar o público da sua loja. Fique à vontade para conferir o nosso perfil no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.


X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.