A caixa de gordura é um componente fundamental em sistemas de esgoto residencial e comercial, projetada para reter óleos e gorduras que são dispensados nas pias e ralos, evitando que esses resíduos entrem na tubulação principal ou caiam na rede de esgoto.
Não consegue ler agora? Ouça:
Os resíduos formam camadas que ficam armazenadas na caixa por um tempo considerável, mas precisam ser removidas periodicamente. O recomendado é que a manutenção ocorra a cada 6 meses para manter o bom funcionamento da caixa e não causar problemas, como entupimento da instalação de esgoto ou transbordamento da caixa de volta para o ralo da pia.
Temos percebido a utilização equivocada de caixas sifonadas sendo aplicadas para cumprir a função de caixa de gordura. Ressaltamos que essa ação é totalmente equivocada, visto que uma caixa sifonada não tem capacidade mínima de retenção de gordura conforme exigência da norma de instalação de esgoto NBR 8160.
Continue lendo esse artigo e confira tudo o que você precisa saber sobre a caixa de gordura.
Quais as vantagens da instalação da caixa de gordura?
A instalação de uma caixa de gordura em sistemas de esgoto doméstico ou comercial oferece uma série de vantagens que garantem o bom funcionamento e a durabilidade da rede hidráulica. Ao utilizar esse componente você prolonga a vida útil das tubulações e reduz a necessidade de manutenções frequentes, como desentupimentos.
Além disso, a caixa de gordura impede o retorno do mau cheiro pelos tubos de esgoto e a corrosão das tubulações. Outro benefício importante é a preservação do meio ambiente. Ao evitar que grandes quantidades de gordura cheguem aos sistemas públicos de esgoto, a caixa de gordura reduz o impacto ambiental, já que esses resíduos podem causar danos às estações de tratamento de esgoto e às fontes de água.
Por isso, a caixa de gordura é um investimento que se paga em longo prazo, proporcionando diversos benefícios para o imóvel, para o meio ambiente e para a comunidade.
O que considerar ao escolher uma caixa de gordura para a sua obra?
Ao escolher uma caixa de gordura para sua obra, é essencial levar em conta alguns fatores para garantir eficiência no sistema de esgoto e evitar problemas futuros. Confira os principais pontos a serem considerados.
Material
As caixas de gordura podem ser encontradas em diferentes materiais, mas se você busca uma opção mais durável, o recomendado é utilizar as caixas produzidas em PVC rígido: essas são mais fáceis de instalar e limpar, além de o material ser resistente a ataques químicos.
Capacidade
Avalie o volume de gordura que será gerado no local. Para obras residenciais, caixas de gordura menores são suficientes, enquanto cozinhas industriais ou condomínios podem exigir modelos maiores para suportar o uso contínuo e em maior escala.
Normas técnicas
Certifique-se de que a caixa de gordura escolhida esteja em conformidade com as normas técnicas de saneamento e construção. Isso garante que o produto seja eficiente e seguro para o uso em sistemas de esgoto.
Facilidade de instalação
De modo geral, a instalação não é complicada, mas se o seu caso for uma reforma e substituição da caixa, fique atento ao tamanho e às dimensões do item antigo. A instalação não será possível se você não considerar esse detalhe.
Praticidade na limpeza
A manutenção regular da caixa de gordura é fundamental para evitar entupimentos. Opte por modelos que ofereçam fácil acesso para limpeza, seja através de tampas removíveis ou outros dispositivos que facilitem esse processo.
Tampa
A caixa de gordura precisa ficar fechada de maneira segura para impedir vazamentos de conteúdo ou de odor. Por isso, verifique a qualidade da vedação da tampa. Além disso, observe a facilidade de abertura, que também simplifica as manutenções.
Temperatura suportada
Normalmente, uma caixa de gordura suporta até 45 °C. Porém, na hora de escolher o modelo, certifique-se disso e tome cuidado para não despejar na pia nada que ultrapasse essa temperatura, pois isso pode causar problemas e manutenções desnecessárias.
Qualidade
Por último, mas talvez o ponto mais importante: é fundamental ficar atento à qualidade do produto para garantir o seu bom funcionamento. Investir em uma caixa de gordura de alta qualidade é, portanto, uma escolha inteligente para prolongar a vida útil do sistema hidráulico e garantir um escoamento adequado, além de evitar transtornos futuros.
Caixa de Gordura Krona: a opção mais confiável para você
E quando falamos de qualidade, é impossível não citar a Krona, que conta com um escopo de produtos certificados, com diversas linhas que garantem mais qualidade e segurança para a sua instalação hidráulica ou elétrica.
A Caixa de Gordura Krona é produzida com equipamentos de última geração e desenvolvida com a melhor qualidade, em material PVC com alto desempenho, durabilidade e resistência a corrosões.
Confira outras vantagens da Caixa de Gordura Krona:
1- facilidade no manuseio e transporte;
2- tampa reforçada (suporta até 650 kg);
3- duplo sistema de fixação (trava plástica e parafuso inox);
4- estanqueidade, com bolsas soldáveis e vedação de borracha na tampa;
5- ajustável, com prolongador que se adapta ao seu sistema.
Além disso tudo, a nossa caixa de gordura é muito fácil de instalar. Assista ao vídeo a seguir e veja como fazer.
Como você viu, a caixa de gordura é um item essencial para a sua instalação de esgoto, e contar com uma marca que oferece produtos de qualidade certificada, como a Krona, garante ainda mais segurança e resistência para a sua obra.
Confira o nosso catálogo de produtos e leve mais qualidade para a sua obra ou para a sua loja de materiais de construção.