Tendência de crescimento para as vendas

Todo início de ano, aqui na Krona, realizamos um post que abrange o que esperar do mercado de materiais de construção. Segundo dados da pesquisa Tracking Anamaco, que ouviu 530 lojistas, no mês de dezembro, o comércio varejista de material de construção teve um desempenho estável em relação ao mês de novembro. No comparativo com 2018, as vendas também ficaram estáveis.

Crescimento no Norte e Nordeste

No Norte e no Nordeste, as lojas apresentaram um crescimento de 11% e 3%, respectivamente; na região Centro-Oeste, houve estabilidade nas vendas; e no Sul e Sudeste, uma retração de 3%.

Em dezembro, a comercialização de tintas aumentou em 11%; as vendas de revestimentos cerâmicos e telhas tiveram o mesmo percentual do mês anterior: 1%.

As vendas de materiais de construção cresceram 2% em 2019, segundo estudo da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Tendência para 2020

A previsão para 2020 é de um faturamento 4% maior. A pesquisa da ABRAMAT indica que, em dezembro de 2019, a indústria de materiais de construção faturou 2% mais do que no mesmo mês de 2018, deixando 2019 como um ano positivo para o setor.

O resultado da indústria de materiais de construção está parcialmente atrelado à venda de imóveis residenciais, que cresceu cerca de 10% no último ano.
Um termômetro e tanto da economia brasileira, o mercado imobiliário passou por uma virada em 2019. Uma conjunção de fatores positivos favorece o mercado imobiliário em 2020. O segmento foi um dos que mais sofreu com a última recessão e perdeu o brilho. O jogo começou a mudar entre 2018 e 2019, agora tudo indica que o mercado de imóveis deve engatar em um ciclo de alta.

A expectativa é que o avanço do PIB da construção civil seja maior que os 2,30% esperados pelo mercado para o PIB do Brasil.

Neste sentido, outro fator relevante é a redução da taxa de juros nos financiamentos, que aumenta a atratividade da compra de imóveis. Antes da queda da Selic, as taxas de juros do financiamento imobiliário se acomodaram em 11,7% ao ano (+TR), em média. Agora elas caíram para algo perto de 7% (+TR).

Tudo isso quer dizer que será um ano de muito trabalho na sua loja. Com o lojista fazendo a sua parte, que é realizar uma administração correta e esforços assertivos de venda e pós-venda, esse mercado continuará aquecido e com perspectivas de crescimento. Afinal, um bom atendimento e uma loja bem abastecida atraem consumidores e superam qualquer instabilidade.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.