A escolha inadequada de materiais hidráulicos pode causar sérios danos à edificação. Entre os mais comuns estão os vazamentos, que podem ser aparentes ou ocultos. Dependendo do tamanho do vazamento, o prejuízo do retrabalho pode ter um custo elevado . Por isso, é preciso ficar atento à qualidade dos tubos e conexões, avaliando bem cada item antes de fechar uma compra.
Segundo informações do Departamento de Qualidade da Krona, uma importante fonte de consulta que pode ser checada na compra de tubos e conexões de PVC é o site do Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade do Habitat (PBQPH), no qual podem ser encontradas as empresas “qualificadas” e “não qualificadas” no programa.
Essa é uma das formas de garantir que o produto que está sendo adquirido possui boa qualidade e que atende rigorosamente aos critérios normativos. A opção por materiais certificados evita dores de cabeça no futuro. Portanto, pense nisso na hora de fazer sua escolha!
Diferenças na tubulação
A tubulação para conduzir água potável se diferencia de acordo com a sua matéria-prima, sua resistência à pressão e as temperaturas suportadas. Tubos e conexões de PVC, por exemplo, são utilizados para conduzir água fria a até 20°C e aguentam uma pressão máxima de serviço de 750Kpa. Já os tubos e conexões de PPR são usados em instalações que necessitam de alimentação de água quente – entre 70°C a 95°C – nos pontos de utilização.
Ainda segundo o Departamento de Qualidade da Krona, para garantir o bom desempenho das tubulações de água fria, o dimensionamento dos produtos deve ser feito por um profissional capaz de identificar qual material possui vazão e pressão confortáveis e econômicas para os aparelhos hidráulicos que serão utilizados em determinado empreendimento.
Quer conhecer mais sobre os produtos e linhas comercializadas pela Krona? Acesse o site oficial da marca clicando aqui!