Na hora de mobiliar a sua casa e escolher móveis que combinem mais com a decoração que você deseja, é importante levar em consideração outros aspectos além do modelo e da cor desses itens. Saber a altura ideal para mesas, cadeiras e bancos é importante para garantir mais conforto e funcionalidade em diferentes ocasiões e usos.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
A altura ideal para mesas, cadeiras e bancos tem a ver com a ergonomia: é ela que faz você manter a postura correta ao sentar, evitando as desagradáveis dores nas costas. Para ajudar você a encontrar a altura certa para esses móveis, separamos algumas dicas relacionadas a cada um deles.
Mesa de jantar e bancadas
A altura ideal para mesas de jantar é entre 70 e 75 centímetros, desde o chão até a base, para que as pessoas se sentem com mais conforto. No caso das bancadas, a altura ideal é aquela na qual você poderá cortar e servir os alimentos de forma cômoda e fazer suas refeições sem desconforto.
Normalmente, o mais indicado para a bancada em residência é que ela tenha 90 centímetros de altura. Em cafés e restaurantes, essa altura pode chegar a 100 ou 105 centímetros do chão, o que torna o ambiente mais descontraído e propício para bater papo e fazer um aperitivo com os amigos.
Bancos e cadeiras
Depois de definir a altura ideal para mesas e bancadas, é hora de escolher os bancos e as cadeiras. Em primeiro lugar, analise se eles estão de acordo com o tamanho da mesa ou bancada: o ideal é que se tenha, em média, 30 centímetros de diferença entre os dois, ou seja, se a sua bancada tem 1 metro de altura, os bancos devem ter 70 cm de altura, por exemplo.
No caso das cadeiras para mesa de jantar, além de considerar a distância entre elas e a mesa, o ideal é que elas tenham entre 45 e 50 centímetros de altura. Essas medidas vão garantir mais conforto durante as suas refeições.
Mesas e cadeiras para trabalho
No caso dos ambientes de trabalho, a atenção à altura deve ser redobrada, já que esse é um local em que você ficará sentado por horas. Um erro nas medidas pode causar lesões na coluna, provocadas pela postura inadequada.
O mais indicado é que a mesa de trabalho varie entre 54 centímetros para mulheres mais baixas até 74 centímetros para homens mais altos. Para pessoas mais baixas, uma dica é utilizar um apoio para os pés, que vai colaborar ainda mais para uma boa postura.
Essas medidas podem variar de um modelo para outro de cadeira, por isso, uma dica é observar como fica o seu corpo quando você senta. O assento está na altura correta quando suas coxas e panturrilhas formam um ângulo reto entre si e seus pés estão um ao lado do outro e totalmente apoiados no chão. Preste atenção também nas suas costas: elas devem ficar completamente apoiadas no encosto da cadeira.
Veja uma tabela com o resumo de todas as recomendações de medida que citamos até aqui:
Bônus: você pode optar por cadeiras reguláveis e mesas retráteis
As regulagens em cadeiras e bancos fazem a diferença se você precisa de móveis mais versáteis, que se adéquam a diferentes situações e usos. Cadeiras de escritório com ajuste de altura e banquetas giratórias que permitem sentar e levantar com mais facilidade são ótimas opções nesses casos.
Além disso, se você precisa de uma mesa, mas conta com pouco espaço no ambiente, uma boa opção é escolher uma mesa retrátil, que você pode abrir para fazer suas atividades e refeições quando precisar e depois fechar, de forma que não atrapalhe a circulação no cômodo.
Esperamos que essas dicas ajudem você a deixar a sua casa ainda mais confortável e prática, além de linda, é claro. Continue acompanhando nossos conteúdos para ver mais dicas como essas e acesse aqui o nosso canal no Youtube. Lá, você terá acesso a outros conteúdos e tutoriais produzidos pela Krona.
E se você é instalador ou é responsável por uma construtora, além de acertar na compra de mesas, cadeiras e bancos, acerte também na compra de tubos e conexões para suas obras. Clique aqui e entre em contato com a gente para conhecer nossos produtos e fazer seu orçamento.