Tanto o sifão quanto a caixa sifonada têm como objetivo garantir o bloqueio do mau cheiro dos gases provenientes do esgoto. Ambos são utilizados em banheiros, áreas de serviço, quintais e outros pontos em que a água precisa ser escoada. Então, quais são as diferenças entre os dois? Continue a leitura e entenda.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Formas e tamanhos
A primeira diferença está nas variações de formas e tamanhos que cada um possui, apesar de terem a mesma função. O sifão basicamente tem dois tipos: o rígido, que possui um copo que serve para reter o líquido, usado quando o posicionamento da saída da pia com a espera do esgoto estiver alinhado; e o flexível, conhecido pelo seu corpo sanfonado, que permite o encaixe da saída da pia com a espera do esgoto mesmo não estando alinhado. Na instalação do sifão flexível, é necessário fazer curvatura tipo U ou S para formar o fecho hídrico.
A caixa sifonada se difere principalmente pelo número de entradas de tubos que cada modelo possui. É utilizada em áreas de serviços, banheiros, sacadas e outros pontos onde a água precisa ser escoada. O modelo de caixa sifonada a ser instalado vai depender do projeto do sistema predial de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação.
Instalação e funcionamento
A função do ralo sifonado e da caixa sifonada é evitar que o mau cheiro retorne para o ambiente. Para ter o seu funcionamento perfeito, o armazenamento de um pouco de água é necessário dentro do corpo da caixa e do ralo sifonado – garantindo, assim, o bloqueio da entrada dos gases provenientes do esgoto.
O sifão é uma peça que deve estar instalada nas saídas de todas as pias e tanques. Já as caixas sifonadas são instaladas principalmente sob piso de banheiros, cozinhas, sacadas e lavanderias.
Se você ainda estiver com alguma dúvida, acesse o FAQ da Krona clicando aqui.
Além das dúvidas mais frequentes, nosso site também conta com um serviço de chat online para você perguntar o que quiser e fazer a sua instalação com segurança.