Empreiteira, engenheiro, arquiteto ou contratação direta de profissionais?

Independentemente do tamanho, tanto uma construção como uma reforma exigem a contratação de um engenheiro ou um arquiteto responsável. Em obras maiores, ambos são necessários. Outra escolha a ser feita é por uma empreiteira ou pela contratação direta de profissionais.

Mas, afinal, qual a melhor opção para cada caso? Vamos entender um pouco mais sobre os profissionais que atuam nessa área e conhecer algumas vantagens e desvantagens que podem ajudar na sua decisão.

Engenheiro x Arquiteto

– O engenheiro civil está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança. Geralmente se envolve mais com a parte estrutural da construção.

– Na prática, geralmente é o arquiteto quem dá início aos estudos para a elaboração e o planejamento da futura obra conforme as vontades do cliente, não levando em conta apenas as preferências da pessoa, mas também as condições do ambiente, como iluminação, ventilação e insolação nos cômodos do projeto.

– Diferentemente do arquiteto, a visão do engenheiro é mais focada na estrutura, e não tanto no conjunto total da obra, como questões de ventilação e iluminação natural. Por isso, por mais que o arquiteto elabore o projeto arquitetônico, a figura do engenheiro também é necessária e, portanto, é comum que esses profissionais atuem em parceria.

obra-profissionais

Empreiteira x Contratação direta de profissionais

– As empreiteiras oferecem um contrato em que constam o prazo e a descrição da obra, as formas de pagamento e o valor do serviço, o que é uma forma de garantia para contratante e contratado. Também não exigem um responsável técnico, já que a maioria trabalha como subcontratada de construtoras.

– Por acompanharem a obra mais de perto, as empreiteiras costumam cobrar um valor maior pela obra, cerca de 20% a mais que os profissionais autônomos. Além disso, não costumam ser flexíveis ou facilitar adaptações naquilo que não está no contrato.

– Entre as vantagens da contratação de profissionais autônomos está a utilização mais correta da quantidade de material, evitando desperdícios, e a facilidade na negociação do pagamento. Além disso, com esse tipo de profissional, há mais flexibilidade para fazer alterações no projeto e até dar um tempo na obra, caso seja necessário.

– A principal desvantagem está no prazo de entrega, já que normalmente esses profissionais apresentam dificuldade em cumprir acordos preestabelecidos. Nesse caso, é necessário um acompanhamento maior da execução do projeto em todos os sentidos por parte do proprietário ou pelo engenheiro ou arquiteto responsável.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.