Mesmo sendo um país tropical, em algumas regiões do Brasil é possível sentir uma queda na temperatura durante o inverno. Você pode, com algumas dicas de decoração, deixar seu ambiente mais quentinho e acolhedor. Além do tradicional uso de xales, mantas e almofadas, é possível mexer na temperatura do ambiente com a iluminação ou mudando alguns móveis de lugar.
Veja quais ambientes podem receber tapetes, que aquecem e dão uma sensação de conforto. Fique atento se algum morador for alérgico, retirando o tapete uma vez por semana para limpar e tirar a poeira. Luminárias de pé também aquecem o ambiente, pois a lâmpada fica mais próxima das pessoas, e são facilmente mudadas de lugar de acordo com a necessidade. Opte pelas lâmpadas amarelas, que aquecem melhor. E velas também podem ser utilizadas na decoração, mas com cuidado para não queimar algum tecido de cortina ou deixá-las cair no tapete!
Nos quartos, abuse de colchas e xales bonitos sobre as camas; com a iluminação, é possível modificar também, instalando gelatinas próprias nas luminárias, para aquecer o ambiente. Não tente fazer com qualquer material. Procure nas lojas específicas de produtos de iluminação, para evitar incêndios. As cortinas também ajudam a aquecer o ambiente ao limitar a entrada de vento, e servem para controlar a entrada de luz no cômodo.
Na cozinha, é possível aquecer e deixar o ambiente mais aconchegante acrescentando objetos de madeira. Pendure quadros ou painéis de madeira, que, além de aquecer, podem esconder imperfeições na pintura, quadros de luz ou interruptores.
Caso tenha disposição, e dinheiro, para investir mais nessa decoração de inverno, você pode pintar uma das paredes do ambiente com uma cor que absorva mais o calor, deixando-o mais aconchegante, como amarelo, vermelho, laranja, marrom, ferrugem, terracota ou roxo. Atenção: pinte apenas uma parede para não deixar o ambiente escuro.