A iluminação de um ambiente é um dos detalhes que mais compõem o espaço. Ela faz com que, à noite, a fonte de luz artificial preencha o local com as diversas tonalidades das cores de lâmpadas, cada uma com suas características únicas para harmonizar os cômodos. Os lustres pendentes, por exemplo, são lindos e ficam incríveis em qualquer lugar, além de serem bastante funcionais, pois focam em áreas específicas do espaço, dando aquela sensação agradável e aconchegante – mas isso não quer dizer que o ambiente inteiro não fique iluminado.
Eles são superversáteis, pois podemos encontrá-los em diversas cores, formatos e tamanhos, além de ficarem ótimos em escritórios, salas, cozinhas e até churrasqueiras. Para muitos, parecem ser acessórios clássicos, mas eles harmonizam também com ambientes rústicos e contemporâneos.
As luminárias pendentes destacam-se por estarem próximas ao campo de visão das pessoas. Mas, pensando nisso, qual é a altura ideal dos pendentes para que não fiquem muito perto dos olhos e ao mesmo tempo estejam elegantes? Vejamos: para que eles fiquem na altura correta, é importante que haja um espaço entre 70 e 90 centímetros em relação ao tampo da mesa e o pendente – essa é a distância ideal, pois não ofusca a visão nem fica diretamente no olho. No caso de não existir mesa no local, a distância entre a luminária e o chão deve ser de 150 centímetros.
Dicas para o pendente perfeito
Não tem regra para o tamanho da luminária, isso varia de acordo com seu gosto e bom senso. É preciso pensar em um tamanho que fique adequado para o ambiente e que não polua visualmente o espaço.
O tipo da lâmpada vai variar de acordo com seu objetivo. Se for para a sala de jantar, que é um ambiente mais casual, a luz pode ser amarelada. Caso seja para a cozinha, uma luz branca vai cair muito bem.
De acordo com a arquiteta e urbanista Laryssa Milani, os pendentes são peças de destaque. “No dia a dia gostamos de utilizá-los em lavabos, sobre os criados dos quartos e, principalmente, peças de design compondo as belas mesas de jantar”, explica. Laryssa enfatiza que é preciso sempre cuidar das proporções. “Uma dica é: em mesas retangulares especificamos pendentes mais horizontais, já mesas redondas e quadradas ficam ótimas com uma única peça”, detalha.
Texturas, cores e formas deixam a luminária muito mais bonita e atraente para o espaço. Abuse do bom gosto!