Panorama das lojas de bairro em 2019

O DataMkt Construção, em parceria com a revista Revenda Construção, realizou uma pesquisa para apresentar um panorama sobre as lojas de bairro e trazer dados, tendências, expectativas e outras informações que envolvem as pequenas lojas, que têm um contato mais direto com o consumidor e são responsáveis por grande parte da venda de materiais de construção do país.
Entender o perfil do seu negócio e dos clientes ajuda a identificar as melhorias que podem ser feitas para aprimorar a sua loja e impulsionar as vendas. Para ajudar você a se preparar para os desafios de 2019, ano que promete recuperar e fortalecer a economia do país, resumimos os principais dados desta pesquisa. Acompanhe!

Categorias mais importantes para o faturamento das lojas
Participaram da entrevista 360 lojistas de bairro multicategorias, de portes pequeno e médio, divididos por regiões: sudeste, sul e nordeste. Em todas as regiões, os materiais hidráulicos se destacam entre os principais produtos, à frente dos materiais básicos e elétricos na região sul, dividindo o topo das pesquisas com essas categorias nas regiões nordeste e sudeste e despontando à frente de tintas e acessórios, pisos e azulejos e louças sanitárias em todas as regiões.

 

Perfil dos clientes das lojas de bairro
As lojas de bairro estão muito próximas dos clientes finais e intermediários e, por isso, são um dos principais pontos de contato com eles. Em todas as regiões, os entrevistados consideraram que donos de casas em obras, acompanhados por pedreiros, pintores, eletricistas ou outros profissionais, são os principais consumidores das lojas de bairro, com média de 50% dos votos. Os empreiteiros e pequenos construtores aparecem em posições diferentes nas regiões pesquisadas: na região sudeste, a porcentagem ficou em 15%, acima das regiões sul e nordeste, que ficaram com 13% e 10% das classificações, respectivamente. O terceiro perfil de consumidores, composto por donos da casa onde a obra está sendo realizada, demonstra uma fatia maior do mercado, acima de 15% em todas as regiões. Por fim, profissionais da área, como pedreiros, pintores, eletricistas etc., ganham muito mais relevância na região sul, onde representam 25,8% do mercado. Diferente das regiões sudeste e nordeste, onde ficam com 11,7% e 18,3%, respectivamente.

 

A importância das lojas de bairro
De acordo com Gustavo Dias de Sousa, Gerente Nacional de Vendas e Marketing Krona, as lojas de bairro foram fundamentais para o crescimento da marca: “A confiança na marca, a política comercial e o nível de serviços foram os pilares mais importantes de 2018, para sustentar a nossa estratégia e garantir o crescimento das vendas no varejo, canal para o qual temos dedicado, e continuaremos dedicando, muita força e energia.”
Gustavo afirma ainda que vê as lojas de bairro como uma tendência crescente, e salienta o quanto são importantes pela proximidade com o consumidor:
“Observamos o crescimento das lojas de bairro como uma tendência, principalmente por estarem perto das obras e dos consumidores, criando relacionamento e facilidades, já que a mobilidade urbana se tornou cada vez mais complicada. Estamos focados na satisfação dos lojistas, assegurando a qualidade competitiva dos nossos produtos com preços justos e logística eficiente. Por isso, somos reconhecidos pelo melhor custo-benefício do segmento, fazendo, assim, com que a marca Krona traga os melhores resultados em vendas para nossos clientes: os lojistas de bairro. Continuem contando conosco nesse novo ano.”

 

De uma maneira geral, as pesquisas aumentam as expectativas e mostram que 2019 deve ser um ano promissor para os lojistas de bairros. Estão preparados?

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