O principal fator que acelera as mudanças no marketing de varejo é a tecnologia, afinal, ela está infiltrada no dia a dia de todos, inclusive, dos consumidores. O ano muda, mas uma coisa é fixa: os consumidores causam mudanças no mercado de consumo. Eles estão impulsionando a transformação na sociedade e desafiando os antigos modelos econômicos.
O intuito para 2020 é: sua marca estão alinhadas às novas demandas da sociedade? Qual é o propósito do seu negócio e como a sua empresa se relaciona com as necessidades do cliente?
As indagações são várias e devemos estar preparados. Diante disso, nossa equipe foi atrás e preparou uma lista de o que esperar do mercado e dos consumidores no novo ano.
Compra pelo celular – Agora vai!
Já somos norteada pelo smartphones. Nele estão contatos, fotos, arquivos, aplicativos de serviço, etc. 2020 é o ano para as pessoas querem consumir via dispositivos móveis. Sem interação e sem processos burocráticos. Com um clique e na palma da mão, é possível fazer a lista de produtos de materiais de construção e receber em casa.
Os varejistas precisam estar atentos a isso e adaptar seu negócio. Empresas podem se antecipar a essas necessidades ao aumentar o uso do celular dentro da loja e automação no método de pagamento.
Inteligência Artificial
Paralelo ao uso do celular, a Inteligência Artificial se intensifica em 2020. Uma aliada na hora de dar um up nas vendas, a inteligência artificial, quando associada as interações digitais, a exemplo da Alexa e Google Assistent, contribuem para conhecer e responder questões de seus clientes. A mais utilizada, o chatbot, auxilia empresas a manter um serviço de atendimento de uma maneira personalizada. Converse com uma empresa de software e veja possibilidades para o seu negócio.
Produza vídeos
No decorrer de 2019, ressaltamos aqui na Krona a importância da produção de vídeos como estratégia assertiva para o marketing do seu negócio. Em 2020 ele se intensifica. Cada vez mais os usuários estão entediados e, com a ajuda de uma produção audiovisual e interativa, você consegue manter a atenção e gerar engajamento.
Não importa o formato e a proposta, produza! Crie transmissões ao vivo, dê dicas, explique produtos. Coloque a sua equipe para trabalhar e pensar em resolver a dor do cliente.
Temos muito trabalho pela frente, não é mesmo? A tecnologia chegou de mansinho e explodiu milhares de novidades por todos os segmentos do mercado. No varejo, espera-se cada vez mais inovações que irão facilitar o relacionamento com o cliente, e consequentemente, as vendas. Diante disso, é importante que a sua empresa enxergue a tecnologia como uma ferramenta de automação dos serviços já prestados.
Continue acompanhando nosso blog e fique sabendo de tudo que rola nesse universo. Além disso, você sempre pode ver como a Krona faz aqui.