Entender bem os três passos de uma boa negociação pode levar o vendedor a fechar melhores negócios. Conquistar clientes é desafio que já faz parte do dia a dia, mas manter o consumidor satisfeito e fiel a uma loja exige aquele esforço a mais, seja imediatamente após a venda ou na manutenção do contato. Preste atenção nas dicas abaixo e conquiste resultados ainda mais positivos:
Pré-venda: Se esse primeiro passo não for bem planejado a venda pode nem acontecer. Nesse estágio, a comunicação deve ser humana, sem textos decorados ou frases artificiais. Esteja preparado para despertar no cliente o interesse com relação ao produto ou serviço. As explicações têm que ser completas e as dúvidas esclarecidas com paciência. Tentar conhecer mais a fundo o consumidor também ajuda a tornar sua estratégia mais fácil de ser concretizada. Informalmente, mas sem parecer invasivo, tente descobrir, por exemplo qual a profissão e o que o leva a querer seu serviço.
Venda: Ofereça canais de contato variados e se aproxime do seu cliente com cuidado. Treinamentos em técnicas de vendas e atendimento reforçam sua qualidade profissional assim como participar de congressos e trocar informações com outros colegas da área. Acompanhe as tendências do setor e as movimentações da concorrência , identifique os diferenciais positivos do seu serviço e use esses argumentos nas negociações.
Pós-venda: Nada de abandonar o cliente depois de fechar negócio. Entre em contato, pergunte sobre o serviço prestado e ouça o que ele tem a dizer, mesmo que sejam reclamações ou apontamentos que possam te ajudar a melhorar a qualidade do seu atendimento. Fique de olho nos relatórios sobre as vendas e nos históricos de pedidos – eles vão mostrar as manobras que deram certo, as que precisam de mudanças e quais são seus melhores clientes. Ações de marketing fazem sua loja ser lembrada: envie e-mails aos clientes especiais e ofereça promoções, descontos-presente ou os cumprimentos em datas comemorativas.
E para finalizar, esteja sempre com a loja em ordem, com estoques preenchidos, finanças organizadas e com equipe suficiente para dar conta do serviço esperado.
O caminho para o sucesso das vendas está claro, basta agora caprichar nos 3 passos da boa negociação e comemorar os melhores resultados que estão por vir!