Saiba escolher o melhor tecido para o seu estofado

Na hora de comprar um novo sofá, muita gente fica na dúvida de como fazer uma boa escolha, já que poucas pessoas conhecem os diferentes tipos de tecidos que existem no mercado. Na hora de comprar, é muito importante pensar qual será a real utilização da peça, pois isso irá influenciar muito na hora da escolha do modelo, tamanho e tecido. Para quem possui um único ambiente (sala de TV – sala de estar), o ideal é ter um estofado planejado, que siga a necessidade e o tamanho físico de cada pessoa.

Basicamente, hoje os mais conhecidos no mercado de estofados apresentam quatro tipos de tecidos: couros e sintéticos, chenille, jacquard e suede. A seguir, você confere quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos principais tecidos de sofás existentes, para fazer uma ótima compra:

– Couros e sintéticos: em geral, apresentam boa resistência, além da facilidade para limpar. São naturalmente impermeáveis, indicados para pessoas alérgicas e com animais de estimação em casa. Por outro lado, são extremamente frios no inverno e muito quentes no verão.

– Chenille: esse tecido possui uma boa aparência e é maleável, o que o tem tornado um dos tecidos de decoração mais elegantes e preferidos pelos designers. É feito de algodão, seda e lã e é semelhante ao veludo. O seu lado ruim são os vincos, que dificultam na hora da limpeza, principalmente para quem tem animais em casa.

– Jacquard: essa é uma das tecelagens mais complexas e antigas. Até hoje é muito utilizado na linha de estofados e, principalmente, de decoração. Isso porque, além das diversas técnicas de estamparia atuais, ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem. Apresenta uma ótima resistência. É um tecido que não retém muito o calor, por ser mais fino, nem a umidade, quando há uma boa porcentagem de algodão.

– Suede: os suedes (ou camurça italiana, nobuck e afins) são os mais utilizados atualmente. Apresentam uma pelagem que proporciona um conforto superagradável e são fáceis de limpar. É um tecido sintético derivado de uma malha, mas com características aveludadas e muito fino. O que dá a espessura para o suede é seu pano de fundo e não o material. Por essas características, dispersa o calor e não retém a umidade, o que o torna um tecido relativamente fresco.

estofado

Cuidados e dicas

Se você já tem uma peça e não pode trocar seu estofado no momento, utilize capas ou mantas de tecidos naturais como o algodão, que ajudam a proteger seu sofá e também evitam a transpiração excessiva nas estações mais quentes. Aí é só tirar para lavar de vez em quando.

De acordo com a arquiteta e urbanista Roberta Rauth, “avaliar a situação da sua casa, como: ter cachorros, gatos e crianças, deve influenciar sua decisão. Caso você tenha ao menos um destes, usar cores de tons escuros no sofá contribui para que qualquer sujeira não fique muito aparente. Courino ou couro legítimo ajudam muito, caso sejam derramados líquidos e comidas, além de serem mais fáceis de limpar e mais difíceis de manchar. Você também pode optar por impermeabilizar o sofá do tecido que for sua preferência”.

Lembre-se de que, independentemente do tecido escolhido, se você cuidar bem do seu sofá, ele durará muito mais tempo! Basicamente, os estofados não devem ser expostos ao sol de forma direta. Devem ainda ser evitados produtos químicos para a sua limpeza – a ideal é feita somente com um pano úmido com água e aspirador de pó.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.