O aquecimento solar não é uma novidade. O início da sua história data de 1700, quando as primeiras experiências relacionadas ao sistema foram efetivamente documentadas. No Brasil, os primeiros aquecedores solares chegaram por volta de 1970 e sua qualidade seguiu ascendente na década de 1980, com a entrada das primeiras normas da ABNT específicas para o setor de aquecimento solar.
Hoje, vale a pena investir na tecnologia? A energia solar é vista com excelentes olhos quando falamos sobre sustentabilidade e economia de recursos naturais – e também de dinheiro! O investimento inicial para obter esse sistema é relativamente alto, mas considerando-se os benefícios que ele oferece ao meio ambiente, para a saúde da sua família e que você terá um retorno em curto prazo, é uma alternativa a se pensar.
Como funciona o aquecimento solar?
O sistema é composto, basicamente, por dois elementos: os coletores solares, que são as placas de captação, frequentemente vistas nos telhados das casas, e o reservatório de água quente, também chamado de boiler. As placas coletoras podem ser instaladas em telhados ou lajes, e a quantidade varia de acordo com o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições nas quais foi feita a instalação.
Instalação e manutenção
Além de comprometer a parte visual da edificação e, em alguns casos, “roubar” o espaço em lajes e coberturas, outro ponto fraco dos aquecedores solares é o custo de instalação, que é bem mais alto que o de outros sistemas, como um chuveiro elétrico e um aquecedor a gás. É importante citar também que, geralmente, o aquecimento solar é casado com alguma outra forma de aquecimento de água, já que não é possível garantir a temperatura da água todos os dias, considerando que o sistema depende do sol.
No entanto, o custo de instalação é compensado pela economia mensal na conta de energia elétrica, que é notada já nos primeiros meses. Fabricantes afirmam que o sistema se pagará entre 24 e 36 meses após sua instalação – e considere que eles têm vida útil de cerca de 20 anos. Os aquecedores solares podem ser instalados em edifícios novos ou durante reformas.
Com as novas tecnologias, a manutenção dos sistemas tem ficado cada vez mais baixa. No entanto, há formas de aumentar seu desempenho:
– Durante o banho, tente usar o menos possível a água a fim de maximizar a utilização do que está armazenado no termotanque.
– Prefira banhos no período da tarde ou à noite, quando a água está em maior temperatura no termotanque.
– Lave os vidros dos coletores duas vezes por ano. Além disso, é importante drenar a água do sistema no mínimo uma vez por ano para eliminar as impurezas que se acumulam na tubulação.