Se você tem uma loja de materiais de construção, sabe que o controle de estoque é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras da gestão. Com um estoque bem organizado e atualizado, você evita erros, prejuízos e faltas de produtos nas prateleiras.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Está com dificuldade nessa organização? Veja algumas dicas que vão ajudar você no controle de estoque.
1 – Use a tecnologia no controle de estoque
Controlar o estoque da sua loja de forma manual não é uma boa ideia, já que as informações podem se perder. Por isso, utilize sistemas ou aplicativos específicos para controle de estoque, que permitem que você registre o máximo de informações possíveis, com dados sobre a quantidade, o custo de cada produto e o custo total em estoque.
Além de manter as informações atualizadas no sistema ou aplicativo que você utilizar, lembre-se de realizar um controle periódico dos dados. Essa checagem é importante para verificar se as informações do sistema condizem com a realidade e para corrigir possíveis erros antes que aconteçam prejuízos.
Veja algumas sugestões de aplicativos para facilitar o controle do seu estoque:
Controle de Vendas
Aplicativo de controle de estoque que atende às necessidades das pequenas empresas. Ele está disponível gratuitamente somente para usuários de Android e funciona como um gestor de produtos vendidos.
Funcionalidades:
- cadastro simples de clientes;
- registro de vendas, de acordo com datas, clientes e forma de pagamento;
- cadastro das vendas por categoria e produtos;
- notificações que auxiliam na realização das cobranças;
- emissão de relatórios para toda e qualquer movimentação de recebimento, além de
- relatórios específicos de clientes ou categorias de produtos;
- realização de backups a qualquer momento, garantindo segurança para a gestão de estoque;
- possibilidade de apagar lançamentos mais antigos.
Venda Fácil
Ótimo para controlar as vendas e a gestão de estoque, esse aplicativo está disponível para dispositivos Android. Com ele, é possível monitorar todas as áreas de um comércio pequeno ou de médio porte.
Funcionalidades:
- cadastro e controle de clientes e fornecedores;
- gerenciamento de receita e despesas, facilitando a gestão financeira;
- compartilhamento de recibos via WhatsApp ou rede social, agilizando o atendimento;
- emissão de relatório dos produtos mais vendidos e de vendas efetuadas;
- emissão de relatórios mensais;
- envio de e-mails com propagandas e promoções;
- backups de todas as informações cadastradas.
Estoque Simples
O grande diferencial desse aplicativo é que ele não precisa de conexão com a internet para funcionar. É uma ferramenta eficiente e rápida para você organizar e gerenciar o estoque da sua empresa.
Funcionalidades:
- cadastro, importação e edição de informações sobre os produtos;
- cadastro de produtos com foto, nome, descrição, valor, quantidade e código de barras;
- identificação de produtos por leitor de código de barras e QRCode;
- exportação de arquivos em PDF ou texto.
2 – Atualize as informações do seu estoque imediatamente
Chamada de controle permanente, essa atualização imediata de produtos vendidos e comprados é essencial para que não ocorra um furo no estoque. Mesmo se a sua loja estiver com muito movimento, não deixe o registro da entrada e saída de mercadorias para depois.
Para isso, além dos aplicativos que citamos no item anterior, você também pode utilizar uma planilha de controle de estoque. Essa ferramenta vai ajudar você a identificar o fluxo ideal de materiais a serem armazenados e utilizados em curto e médio prazo. Com isso, você reduz desperdícios e prejuízos.
3 – Mantenha seu estoque organizado
A organização é muito importante para encontrar os produtos de forma rápida e evitar a conferência errada dos materiais em estoque na hora do controle periódico. Para organizar, separe os produtos nas prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor ou outra característica, e use etiquetas de identificação nas prateleiras para facilitar a busca.
4 – Não deixe faltar produtos importantes
Você não quer perder vendas porque não tem o produto que o seu cliente procura, não é? Por isso, revise regularmente o seu controle de estoque e analise o tempo que um determinado produto permanece nas prateleiras. Assim, você conseguirá identificar com que frequência deve fazer novos pedidos aos fornecedores.
O controle de estoque é fundamental para a gestão e para a lucratividade de uma loja de materiais de construção. Se quiser saber mais sobre como manter o estoque equilibrado, as vendas aquecidas e os clientes sempre satisfeitos, clique aqui e baixe o nosso e-book sobre gestão de estoque. Nele, você vai encontrar mais dicas para realizar essa tarefa de forma inteligente.
Além disso, lembre-se: na hora de selecionar os produtos que vão para o seu estoque, dê preferência para os que são conhecidos e certificados. A Krona é a melhor opção para garantir que você está oferecendo produtos com qualidade e segurança para os seus clientes. Então, clique aqui, faça o seu cadastro e seja um revendedor Krona.