Manter uma loja em funcionamento não é tarefa fácil, não é mesmo? É preciso garantir a variedade e a qualidade dos produtos, oferecer um bom atendimento, deixar o espaço organizado e, claro, manter o ponto de vendas (PDV) atrativo para conquistar os clientes.
Para quem tem um pequeno negócio, prestar atenção nesses detalhes é ainda mais importante, pois lojas menores têm potencial para se aproximar mais dos clientes. Por isso, além de oferecer materiais de qualidade, é preciso garantir que esses produtos estejam organizados de uma forma que facilite a decisão de compra do público e aumente suas vendas.
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A seguir, separamos algumas dicas de PDV para pequenos negócios para você deixar sua loja pronta para o sucesso de vendas. Vamos lá?
1 – Organize o PDV e a vitrine de forma atrativa
Manter sua loja organizada é fundamental para facilitar a compra dos clientes. Para isso, deixe produtos semelhantes próximos uns dos outros, distribua os itens nas prateleiras e nos corredores de forma lógica e utilize sinalizações claras. Um PDV bem organizado facilita a localização dos produtos e ajuda a criar uma impressão positiva no público.
Além disso, não esqueça da organização da vitrine: este é um ponto importante para que os clientes decidam entrar na sua loja. Use esse espaço para exibir produtos em destaque, informar o público de suas promoções e atrair o olhar de quem está passando pelo lado de fora. O importante é que a vitrine mostre que a sua loja oferece materiais de qualidade.
2 – Separe os produtos por categoria no PDV
Como as lojas de materiais de construção oferecem itens variados, é importante pensar na sua disposição. O ideal é separar os produtos por categorias, como: produtos hidráulicos, produtos elétricos e acessórios.
Também é importante deixar todos os produtos visíveis e bem iluminados nas prateleiras, para que os clientes encontrem o que procuram com facilidade. Para deixar a jornada de compra do consumidor ainda mais simples, indique com placas ou outros materiais de PDV onde eles podem encontrar cada tipo de material e, claro, mantenha seus colaboradores sempre preparados para orientá-los.
3 – Destaque os itens em promoção
Seu PDV precisa ser aproveitado da melhor forma possível, colaborando com as suas estratégias de marketing e ajudando a aumentar suas vendas. Por isso, use os espaços de destaque da sua loja para expor os produtos em promoção ou as ofertas especiais.
Para destacar esses itens, use displays chamativos e coloque os produtos nas prateleiras de forma estratégica, de modo a chamar a atenção dos consumidores. Além de impulsionar as vendas dos itens em promoção, isso atrai clientes para explorarem outros produtos da sua loja.
4 – Faça um bom controle de estoque
O controle de estoque é essencial para o sucesso do seu negócio e também influencia diretamente a organização do PDV. Isso porque um estoque sob controle evita a falta de produtos nas prateleiras ou o excesso de materiais que não interessam ao seu público.
Se sua loja tem poucos colaboradores ou se você ainda tem dificuldades de manter o acompanhamento do estoque, uma boa opção é utilizar softwares automatizados que monitoram a entrada e saída de produtos da sua loja. Essas ferramentas ajudam na organização e economizam seu tempo, aumentando a produtividade da sua equipe e colaborando para alcançar bons resultados.
5 – Ofereça um bom atendimento
O PDV atrai as pessoas, mas o que as deixa satisfeitas e dispostas a voltarem à sua loja é o atendimento. Então, seja gentil ao atender seus clientes, procure compreender as suas necessidades, e ofereça informações e orientações adequadas.
Além disso, treine sua equipe de vendas: isso faz toda a diferença no PDV. Certifique-se de que seus colaboradores conhecem os produtos, sabem lidar com os clientes e estejam por dentro de todas as promoções e ações da sua loja. Uma equipe bem informada e gentil contribui muito para a satisfação do consumidor.
6 – Simplifique o processo de pagamento
Você atraiu clientes, atendeu da melhor maneira e, depois que eles decidiram comprar seus produtos, encontraram dificuldades para realizar o pagamento? Isso, infelizmente, faz todas as suas estratégias de organização do PDV irem por água abaixo.
Por isso, além de manter o caixa da sua loja em um local de fácil acesso e bem organizado, simplifique o processo de pagamento. Se possível, ofereça diferentes métodos, como cartões de crédito, débito e até mesmo opções de pagamento digital, como o Pix. Quanto mais fácil for para o cliente concluir a compra, maiores são as chances de ele retornar à sua loja.
Colocando essas dicas de PDV em prática na sua loja de materiais para construção, você estará no caminho certo para melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas. Lembre-se: pequenos ajustes e ações como as que listamos aqui podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio, então esteja aberto a experimentar e adaptar suas estratégias quando necessário.
E além de deixar o seu PDV atrativo, garanta que os produtos ali expostos sejam de qualidade certificada, pois isso ajuda a conquistar a confiança do seu público. E qualidade certificada você encontra na Krona: todos os nossos produtos são fabricados de acordo com as normas brasileiras e passam por testes rigorosos de qualidade.
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