Como usar cores escuras na decoração

Quando vamos decorar a casa, uma das grandes dúvidas é: que cores devo usar na pintura dos ambientes? Escolher os tons que podem nos trazer boas sensações e que trabalhem junto com o ambiente, seja para ampliar um cômodo ou para passar a sensação de aconchego, por exemplo, é uma tarefa que demanda muita pesquisa e vários testes. É comum pensarmos, inicialmente, em tons claros, que são conhecidos por dar leveza aos cômodos e por ampliá-los, mas é possível usar também cores escuras para decorar um ambiente sem perder as características que você busca.

cores-escuras (2)

Os tons escuros estão sendo cada vez mais usados para pintura de paredes, móveis e até revestimentos, por trazerem um ar mais sofisticado para o ambiente, sem necessariamente custarem mais por isso. Além disso, quando bem utilizados, eles passam longe da sensação de que diminuem o espaço. O segredo para usar as cores escuras na hora de decorar é escolher bem quais cores claras irão ser combinadas a elas, já que tons mais escuros não são fáceis de acertar como o branco e o bege. Por exemplo, se você deseja cores vibrantes, o marrom (ou o bronze) pode se sair muito bem com o amarelo e o vermelho.

Ao optar por cores escuras na decoração, além de saber como estabelecer contraste entre os tons escuros e os claros, também é essencial dar uma atenção especial à iluminação e ao piso do ambiente para que ele realmente não fique carregado. A iluminação não deve ser fraca e nem muito forte, pois no primeiro caso a luz fraca pode trazer um ar sombrio e, no segundo, um contraste exacerbado. Caso o piso já seja escuro, aposte em estofados, tapetes e outros detalhes que sejam de clores claras para manter o equilíbrio.

cores-escuras (1)

Cores escuras que são tendência na decoração: preto, grafite, marinho e roxo.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.