Os mínimos detalhes fazem toda a diferença no acabamento de uma obra. E em meio a tantos detalhes técnicos, algumas questões podem gerar dúvidas, como por exemplo: qual a diferença entre conexões roscáveis, soldáveis e junta elástica?
Todos os Tubos e Conexões Krona cumprem com a função de transportar água ou dejetos. A escolha entre um tipo ou outro é feita na hora do planejamento hidráulico. A nossa equipe do Departamento de Qualidade e Segurança da Krona nos ajudou a esclarecer as definições técnicas das tubulações para facilitar a sua decisão. Vamos lá?
Sem tempo de ler? Ouça o post:
Conexões roscáveis
As conexões roscáveis são fabricadas em PVC na cor branca para conduzir água fria até 45°C. Servem para fazer interligações com tubos com rosca, que são muito utilizados em sistemas nos quais as instalações serão provisórias ou que necessitam de certa flexibilidade, já que podem ser facilmente desmontadas.
Por ser uma tubulação que faz a união por rosca, permite uma futura mudança na rede hidráulica ou remanejamento do sistema. Essas conexões têm espessura de parede maior, por isso apresentam vantagens contra eventuais choques ou impactos que possam ocorrer em instalações aparentes.
Leia também: Conheça a diferença entre registro de esfera, gaveta e pressão.
Conexões soldáveis
As conexões soldáveis são produzidas conforme a norma NBR 5648 na cor marrom, desenvolvida especialmente para conduzir água fria até 45°C. São recomendadas para instalações permanentes, que não serão mexidas por longos anos.
São utilizadas para fazer interligações com tubos soldáveis, as suas juntas são soldadas a frio com um adesivo de PVC, dispensando o uso de ferramentas e equipamentos específicos. Um dos benefícios dessas conexões são a resistência a produtos químicos e a excelente durabilidade, pois não sofre corrosão.
Leia também: 10 curiosidades sobre o PVC
Juntas elásticas
Os sistemas para esgoto sanitário possuem duas opções para interligar os tubos e as conexões. Uma delas é a solda fria, feita com adesivo de PVC, e a outra é feita por um anel de borracha que é encaixado na bolsa do tubo ou da conexão conhecida como “junta elástica”. Esse sistema pode ser considerado mais seguro, pois permite a dilatação linear natural da tubulação sem causar danos, principalmente em tubulações embutidas ou enterradas. Outra vantagem é que, se precisar de alguma manutenção nas instalações, é possível desencaixar, ou seja, não precisa cortar as tubulações.
Os tubos e conexões unidos por junta elástica são perfeitos para longas linhas de tubulações verticais ou horizontais, têm uma excelente absorção térmica e compensam as movimentações estruturais das edificações e do recalque do solo.
Agora você já sabe a diferença de tubos e conexões roscáveis, soldáveis e junta elástica. Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco, vamos adorar conversar com você.