O marketing de varejo deve ser usado como uma ferramenta para entender o consumidor e assim impulsionar os resultados em vendas
O marketing de varejo é uma estratégia utilizada para entender o comportamento do consumidor e assim oferecer as melhores soluções de acordo com as vontades/necessidades dele. Por meio de uma série de ações de marketing, é possível fazer uma abordagem sutil e proporcionar uma melhor experiência de compra para o seu cliente, aumentando a chance de fidelização.
Para atingir o seu público-alvo, é preciso despertar o interesse dele e estabelecer uma comunicação de confiança. Por isso, é muito importante se atentar a diversos detalhes, como a disposição dos produtos na sua loja, a qualidade dos materiais expostos, o estoque (para saber se o cliente terá condições de levar o produto para casa imediatamente ou pode se frustrar ao esperar um prazo de entrega) e a variedade (é importante definir se a sua loja irá abrigar uma grande variedade de produtos do segmento, como uma loja de materiais de construção, por exemplo, ou trabalhar com um nicho de mercado).
Preço e promoção também são pontos importantes a considerar, já que costumam atrair clientes. Estes são alguns dos recursos que podem aumentar a relevância da sua loja na região. Utilize recursos visuais para dar visibilidade e conte com o apoio de outros canais para divulgação como email marketing e redes sociais.
Conectados
Hoje em dia, há diversas formas de consumo e uma delas acontece no ambiente digital. É importante lembrar que os laços devem ser criados onde o seu cliente está, seja em uma loja física ou nas redes sociais.
Muitas vezes, o acesso à internet significa fazer pesquisas para chegar decidido a uma loja física, mas isso não é uma regra – principalmente para lojas que possuem a opção de compra online. Você pode proporcionar uma experiência diferente para o seu cliente disponibilizando imagens com formas de uso de determinado produto, fazer um vídeo explicando o passo a passo de montagem ou até mesmo mostrar um comparativo entre modelos para que ele descubra qual produto é mais indicado para as necessidades dele. As medidas agregam valor ao seu trabalho, dá credibilidade (já que demonstra conhecimento sobre os produtos) e aumenta as chances de vendas, pois ela terá um motivo para ir à sua loja.
Você pode fazer promoções específicas para os seguidores de determinada rede social, divulgar um código de desconto ou oferecer um brinde aos que visitarem a loja em determinado período. É importante fazer o cruzamento do online com o offline, pois as estratégias devem caminhar juntas.
Tendências
O futuro é digital e para isso há muitas maneiras de aproveitar a tecnologia à favor dos negócios. Então, faça na internet o que você faz na sua loja física. O ambiente precisa ser bem organizado, fácil de navegar, ter fotos de qualidade dos produtos e descrições explicativas. A experiência do usuário é muito importante para que ele decida fazer uma nova compra.
O social-commerce já é realidade em alguns segmentos e pode ser implementado no seu negócio também. Redes sociais como o Whatsapp podem se tornar plataformas para vender produtos ou serviços. Se você não se sente seguro para fechar negócios online, abra o canal como forma de relacionamento, possibilitando contato para tirar dúvidas, por exemplo.
A personalização dos conteúdos é fundamental para que a sua marca seja lembrada como um diferencial entre os concorrentes. A utilização de vídeos nas redes sociais é uma ótima estratégia, pois já foram divulgados dados de que os algoritmos priorizam esse formato na entrega de conteúdo atualmente. Grave vídeos com conteúdos relevantes para o seu público (como citado anteriormente).
Gostou? Saiba qual é a importância da contabilidade no varejo.