Como se tornar um mestre de obras e crescer profissionalmente

Se você trabalha na construção civil como pedreiro ou ajudante de pedreiro, por exemplo, ou está buscando uma colocação profissional nessa área, a função de mestre de obras pode ser uma boa opção para você crescer profissionalmente.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Hoje, com a urbanização, essa área está crescendo e, com isso, novas oportunidades de trabalho surgem a todo momento, seja na construção de empreendimentos ou em reformas e instalações do dia a dia.

Veja a seguir o que faz um mestre de obras, qual o seu salário médio e o que você deve fazer para exercer essa função.

O que faz um mestre de obras?

O mestre de obras é o profissional responsável pela supervisão e coordenação das obras, desde pequenas instalações até grandes construções. Ele acompanha todo o processo da reforma ou construção, desde o início até a entrega, coordena a entrada e a saída de materiais, define a tarefa que cada profissional terá durante a obra e resolve eventuais problemas que podem surgir no dia a dia da construção.

Qual o salário médio dessa profissão?

De acordo com o Guia da Carreira, o salário base para um mestre de obras varia bastante entre os estados brasileiros, podendo ir de R$ 1,5 mil até mais de R$ 3 mil. Os sindicatos que representam os trabalhadores da construção civil são responsáveis por estabelecer o piso salarial do mestre de obras em cada estado ou região, definindo também outros benefícios, como seguro de vida, auxílio-alimentação, cesta básica, valor da hora extra, distribuição de lucros, períodos de descanso e carga horária.

Além disso, é claro, o valor do salário pode melhorar de acordo com o seu esforço e empenho e com as suas qualificações e especializações. Esses pontos também garantem que você seja mais requisitado nas construções.

Como ser um bom mestre de obras?

Toda profissão exige esforço, dedicação e atualização constante e não é diferente na função de mestre de obras. Um profissional dessa área precisa ter um bom conhecimento sobre construção civil, tanto a parte teórica como a prática. Além disso, precisa entender sobre liderança, pois essa profissão exige uma boa comunicação, seja com os pedreiros, engenheiros, fornecedores ou clientes.

Por isso, é muito importante buscar cursos profissionalizantes nessa área, pois um bom mestre de obras, com mais chances de crescer na carreira, é aquele que tem qualificação e se mantém atualizado. A construção civil é um dos setores que mais crescem no país, por isso, se você se interessa por essa área e tem o objetivo de se tornar um mestre de obras, vale a pena investir nessa qualificação.

Como você viu, é uma profissão promissora que pode ajudar você a crescer profissionalmente. Gostou desse conteúdo? Aqui no nosso blog, você sempre encontra dicas como essas. Além disso, você também pode acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais clicando aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.