Quer potencializar as vendas e acha que o visual da sua loja não está colaborando para isso? Para impulsionar o comércio e garantir o sucesso do negócio, é essencial ter uma loja atrativa.
Não consegue ler agora? Ouça:
A aparência e a organização do espaço físico influenciam diretamente a percepção dos consumidores e, consequentemente, suas decisões de compra.
Para ajudar você a deixar o seu estabelecimento organizado e visualmente agradável, despertando o interesse dos clientes e garantindo uma experiência positiva, separamos algumas dicas importantes. Leia este artigo e confira!
1 – Layout funcional
O layout funcional em uma loja vai muito além de organizar os produtos nas prateleiras. Esse é um elemento estratégico que pode influenciar o comportamento do consumidor, impactando no bem-estar e na permanência dessas pessoas no ambiente.
Existem diversos tipos de layout, com vantagens específicas para cada proposta de loja e produtos. Conheça os principais modelos:
Layout em grade: nesse layout o que manda é a praticidade. A disposição dos produtos em grades possibilita que os consumidores encontrem aquilo que procuram de forma rápida. Esse tipo de mostruário é muito utilizado em zonas quentes de venda, posicionando-se os produtos nos lugares mais vistos pelos clientes.
Layout em loop: essa opção visa ampliar a visualização dos produtos, conduzindo os consumidores por um caminho único. Assim, proporciona uma experiência na qual o cliente consegue ter contato com todas as seções do estabelecimento.
Layout de circuito: aqui a ideia é levar os clientes a percorrerem um percurso predeterminado, garantindo que passem por uma sequência específica de seções e produtos. Essa forma de organização propõe uma jornada de compra imersiva, direcionando o olhar do consumidor.
Layout livre: mais flexível e criativa, essa opção objetiva criar uma atmosfera descontraída e convidativa, incentivando a exploração. Assim, o layout livre oferece aos consumidores uma experiência de compra mais relaxada, permitindo que eles circulem livremente pelo espaço.
2 – Iluminação eficaz
A iluminação é um aspecto crucial para criar um ambiente atrativo em sua loja. Uma abordagem eficiente é usar uma combinação de diferentes tipos de luzes para destacar produtos e criar uma atmosfera convidativa.
Além disso, a cor das lâmpadas pode influenciar a percepção dos produtos; luzes mais quentes podem tornar o ambiente mais confortável, enquanto luzes frias podem dar uma sensação de modernidade e clareza. Experimentar uma iluminação de acentuação em prateleiras e vitrines também ajuda a destacar produtos de maneira sutil e elegante.
Mas é claro que considerar a iluminação natural é essencial: janelas grandes ou clarabóias podem maximizar a luz do dia, tornando o espaço mais iluminado e agradável.
3 – Disposição dos produtos na loja
A maneira como os produtos são dispostos dentro da loja também é de vital importância. Produtos “escondidos” podem acarretar em déficit nas vendas, por exemplo. Por outro lado, um produto bem exposto pode até despertar o interesse de clientes que estão visitando sua loja.
Os itens precisam estar expostos de maneira muito organizada. Separe-os por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas localizadas nas prateleiras de exposição, bem abaixo de cada produto.
Para as lojas de pequeno porte, a dica é ter um espaço anexo para o estoque, visto que a área de exposição de produtos nunca deve cumprir essa função.
Além disso, limpeza e organização são fundamentais. Uma loja de materiais de construção possui uma gama muito variada de produtos, portanto é importante deixar tudo bem organizado e indicar o que o consumidor irá encontrar em cada área. Lembre-se: o cliente deve ser capaz de encontrar sozinho aquilo que procura. Dessa forma, o vendedor terá o papel de esclarecer dúvidas do cliente e de realizar consultas mais específicas.
Para manter a organização é importante que aconteça uma fiscalização periódica para verificar se os produtos estão nos lugares corretos, identificados e precificados. Além de as gôndolas estarem limpas e organizadas, o preço deve estar sempre visível para o consumidor. Isso ajuda, inclusive, a evitar situações de desconforto na hora de finalizar a compra, como questionamentos sobre marcas e conferência de valores.
4 – Vitrine atrativa
A vitrine, claro, é o cartão de visitas de uma loja. Se esse for um espaço mal organizado, acaba contribuindo apenas para espantar seus clientes. Por isso, muitos dizem que o vitrinismo é uma arte.
Para deixá-la atrativa e funcional, busque o equilíbrio expondo produtos de tamanhos e funções diferentes, mostrando variedade e organização. Lembre-se: produtos discretos e em pouca quantidade deixam a vitrine apagada e imperceptível, ao mesmo tempo que objetos grandes e muito coloridos podem afastar o consumidor pelo exagero de elementos.
É preciso ter bom senso e encontrar um meio termo. O lojista que sabe dosar a decoração de uma vitrine consegue atrair clientes e aumentar a circulação de pessoas dentro da loja. Se o espaço for pequeno, a dica é dar preferência à entrada dos clientes, ampliando a porta e transformando o interior da loja em uma grande vitrine.
5 – Aplicação de material em PDV
Saber posicionar o material de determinadas marcas no ponto de venda não só fortalece a marca como influencia na escolha, além de atrair e ajudar os clientes a se localizarem dentro da loja.
Separar os produtos de determinada marca em um setor específico pode ser uma boa escolha, se houver espaço no seu estabelecimento.
No caso de Krona, as campanhas de TV mostram uma gôndola de produtos com materiais de PDV aplicados. Quando os clientes procurarem os produtos e encontrarem na loja um ambiente “igual ao do comercial”, a mensagem será ainda mais clara e eficiente.
A combinação dos nossos materiais funciona muito bem completa, mas você é livre para adequá-los ao seu espaço. Você pode utilizar adesivos de chão, bandeirolas, régua de gôndola, cubo e muito mais.
Além de deixar o seu ponto de venda mais bonito e organizado, isso ajuda o consumidor a encontrar os produtos Krona expostos no estabelecimento.
6 – Estoque organizado
O segredo de um estoque exemplar está no seu bom gerenciamento. Um estoque bem gerenciado não entope o espaço com ofertas de pouco giro. Faça suas compras com base numa boa análise de saída dos produtos.
Uma das grandes vantagens de ter o estoque organizado é a facilidade para encontrar os produtos, evitando que o cliente espere por muito tempo e acabe com uma má impressão sobre a loja.
Com a falta de organização, seu balconista pode informar equivocadamente a falta de um produto que, na verdade, estava guardado em um lugar diferente do habitual. Portanto, organize-se e mantenha o controle utilizando planilhas ou softwares voltados à gestão de estoque.
Organização e bom funcionamento das lojas são assuntos tão amplos e importantes que renderiam vários artigos. Para te ajudar a ficar ainda mais preparado e transformar a sua loja em um negócio super atrativo e lucrativo, disponibilizamos um e-book com mais dicas, que você pode acessar clicando aqui.
Além disso, oferecer em sua loja produtos de qualidade como os da Krona com certeza vai atrair muito mais clientes. Aqui na Krona, todos os produtos são fabricados e certificados de acordo com as normas técnicas brasileiras.
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