Como identificar vazamento de água na sua casa

Identificar um vazamento de água em fase inicial pode ajudar a minimizar a dor de cabeça e a reduzir os riscos de o problema comprometer a estrutura de determinado cômodo, ou até mesmo os móveis.

Entre as formas para identificar esse tipo de ocorrência está o acompanhamento da conta de água, que sinalizará um aumento de consumo, o que pode acender um alerta. Caso a fatura tenha um aumento expressivo, a recomendação é fazer uma vistoria geral na casa.

O teste inicial pode ser feito anotando o número que aparece no ponteiro maior no relógio de água (hidrômetro). Depois, deixe todos os registros abertos e certifique-se de que as torneiras estão bem fechadas e não as utilize durante o teste. Também não use o vaso sanitário. Depois de uma ou duas horas, volte ao relógio de água e veja se o número do ponteiro maior mudou. Caso tenha mudado, está ocorrendo vazamento em algum lugar da sua casa.

Se identificar um vazamento de água na sua parede, a indicação é consultar um profissional, pois nem sempre é preciso quebrar a estrutura toda. Muitas vezes o reparo pode ser feito de forma pontual. Confira mais alguns testes que podem ser feitos.

Abastecimento da rede

Nesse caso, a indicação é fechar o registro na parede. Na sequência, abrir uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e esperar a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal de que existe vazamento no tubo alimentado diretamente pela rede.

Caixa d’água

É preciso fechar todas as torneiras da residência e desligar os aparelhos que usam água, além de não utilizar os sanitários. É importante fechar bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Depois marque, na própria caixa, o nível da água e, em uma hora, verifique se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Reservatórios

Se a construção for um prédio, com reservatórios subterrâneos, o teste pode ser feito fechando o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Para identificar a existência ou não do problema, marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se baixou. Em caso afirmativo, existe vazamento nas paredes do reservatório, ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior, ou na tubulação de limpeza.

Garanta a qualidade da sua instalação com os produtos Krona.
Clique aqui e confira o catálogo completo!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.