Como funciona um e-commerce?

A Covid-19 despertou uma nova necessidade aos lojistas: propagar seus serviços e vender pela internet. Os consumidores já estão nesse processo há alguns anos, mas devemos destacar que a pandemia acelerou esse processo. 

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Nesse contexto, os materiais de construção ganharam espaço nas lojas online e passaram a atrair os consumidores devido às possibilidades de economia na hora de construir ou reformar. Além disso, para quem deseja investir nesse segmento, o cenário atual é positivo e o índice de sucesso é alto.

O que é e-commerce?

O comércio eletrônico, popularmente conhecido como e-commerce, nada mais é do que comercializar produtos e serviços pela web. Cada vez mais, a internet se torna uma ferramenta que influencia diretamente na jornada de compra de seus consumidores. Ao mesmo tempo em que a rede empodera o cliente ao facilitar suas buscas por melhores preços, o descobrimento de novas lojas e a facilidade nas negociações, também favorece as empresas e lojas que conseguem maior abrangência de público e a redução de seus custos.

Vantagens de ter um e-commerce

Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens de possuir um e-commerce é poder quebrar fronteiras e reduzir custos de serviços. Confira mais alguns benefícios e veja por que você deve entrar nesse universo:

  • garantir preços competitivos;
  • informar como será realizada a entrega;
  • ter um bom layout da loja e dos produtos (quanto mais imagens e descrição melhor);
  • garantir estoques atualizados;
  • ter boas opções de meios de pagamento;
  • divulgar para os clientes a presença no meio online.

Como abrir um e-commerce

Para alcançar sucesso com sua loja de material de construção, é essencial levar em consideração alguns fatores necessários para o desempenho do negócio e aumento das vendas. A seguir, confira alguns desses princípios e como abrir um e-commerce de sucesso.

O site da loja

Ter um site atrativo é um dos principais pontos para conquistar clientes. Por isso, na hora de criar sua loja online de material de construção, busque um profissional que tenha conhecimentos técnicos.

Em relação à gestão dos produtos, mantenha-os organizados por categorias, com todas as informações necessárias e boas fotos.  

Não se esqueça de elaborar uma boa política de venda, troca e devolução do produto. A falta de regulamentação, para o Procon, permite ao consumidor ganhar qualquer reclamação que possa envolver sua loja online. Por isso, é importante também valorizar o atendimento ao cliente, seja via e-mail, chat ou telefone.

Cative o seu cliente

Quando se trata do comércio de materiais de construção, a tendência é que, infelizmente, os compradores procurem por lojas físicas. Nesse caso, para atrair um público maior e ter sucesso com as vendas, você deverá investir na divulgação da sua loja. Uma excelente alternativa são as redes sociais (link conteúdo de blog da krona), que alcançam um número maior de pessoas por meio da publicação de conteúdo.

Logística para entrega

No quesito de entrega, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes, já que muitas ofertas são atrativas — até calcular o valor do frete. Esse custo, em muitos casos, pode deixar o produto bem mais caro.

De modo geral, as empresas virtuais recorrem aos serviços terceirizados, resultando na demora do prazo, assim como no risco de extravio ou danos nos produtos. Por isso, fique atento à entrega e aos serviços da transportadora.

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual de material de construção, que tal colocar tudo online? Você também pode utilizar o WhatsApp para vender mais. Saiba como nesse conteúdo de blog aqui. 

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