O eletricista é um profissional indispensável em diversos momentos do dia a dia, tanto na construção civil quanto em reparos, reformas ou vistorias. Porém, apesar da importância desse trabalho, é preciso que exista a divulgação dos serviços prestados para que o consumidor possa encontrar o profissional.
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Antes de contratar um serviço, o consumidor faz uma pesquisa, que pode ser pela internet, por meio de opiniões e avaliações de clientes online ou pela indicação de amigos e conhecidos. E como fazer para ser encontrado ou indicado nesses casos? Se você é eletricista e tem essa dúvida, separamos 5 dicas para ajudar você a divulgar seu trabalho e atrair mais clientes.
1 – Seja referência para conseguir mais indicações
Como ser referência no que você faz e ser indicado pelos seus clientes? Primeiro, seja simpático e esclareça com atenção e paciência as dúvidas dos seus clientes. Quando você faz isso, os clientes se sentem mais à vontade, confiam no seu trabalho e as chances de indicarem seus serviços para amigos e familiares aumentam.
Além de atender bem e realizar seu trabalho com eficiência, para se destacar como um bom eletricista, outros dois pontos podem fazer a diferença:
- tenha um uniforme: uma simples camisa que identifique sua empresa ou seu trabalho como eletricista vai transmitir mais profissionalismo aos clientes;
- organize suas ferramentas e materiais: além de manter organizada a sua agenda de serviços e de não chegar atrasado nos trabalhos marcados com os clientes, ter suas ferramentas e materiais organizados e manter a limpeza do local de trabalho também é muito importante.
2 – Divulgue seus serviços de eletricista nas redes sociais
Ao divulgar seus serviços de eletricista nas redes sociais, você terá um alcance muito maior e será mais fácil chegar em clientes que jamais seriam atingidos de outra forma. Para isso, crie perfis profissionais no Facebook e no Instagram, descreva os serviços que você presta de forma simples e clara e procure manter uma frequência de postagens, com informações e fotos que mostrem a qualidade do seu trabalho.
Além disso, essas duas redes sociais oferecem a possibilidade de publicidade paga, na qual você investe um determinado valor para atingir milhares de pessoas de forma direcionada, ou seja, um público segmentado por cidade, idade ou gênero, por exemplo. Começar a divulgar seus serviços nas redes sociais com um pequeno investimento vale a pena e os resultados logo começarão a aparecer.
3 – Cadastre seus serviços de eletricista no Google Meu Negócio
Você pode criar um site para divulgar seu trabalho, mas, normalmente, o custo de um bom site é alto e isso pode ser um problema. Por isso, uma boa alternativa é cadastrar seus serviços de eletricista no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google específica para empresas e prestadores de serviços.
Essa ferramenta conecta você ao Google Maps, assim, sempre que um cliente que estiver na sua região procurar pelos serviços de eletricista, você aparecerá nos resultados de busca do Google dele com mais facilidade. Isso aumenta muito as chances de novos clientes entrarem em contato com você.
Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é muito fácil: basta clicar aqui e seguir o passo a passo do próprio site, que é simples e intuitivo.
4 – Entregue seu cartão de visitas
Sempre que você falar pessoalmente com um possível cliente, ou mesmo durante o atendimento, entregue seu cartão de visitas. Ele é um convite para que o cliente continue em contato com você e, com certeza, o cartão fará ele lembrar de você quando precisar novamente dos seus serviços.
Ao produzir o seu cartão de visitas, que é barato e pode ser feito em qualquer gráfica, lembre-se de incluir informações claras de contato, como telefone, WhatsApp, e-mail, site (se tiver), redes sociais, entre outros. Evite usar cores ou desenhos que dificultem a visualização das informações no seu cartão. Além disso, não economize: faça vários cartões para distribuir em seu bairro e nas regiões próximas de onde mora. Afinal, quanto mais próximo o trabalho, menores serão as despesas com deslocamento.
5 – Divulgue seu trabalho em aplicativos específicos
Hoje em dia, existem muitos aplicativos específicos para divulgação de diversos serviços, inclusive de eletricista. Selecionamos duas opções que podem ajudar você a atrair mais clientes.
GetNinjas
O GetNinjas é um dos aplicativos mais populares para encontrar profissionais. Disponível para Android e iPhone (iOS), a plataforma oferece uma lista de pessoas capacitadas para prestar serviços de áreas como assistência técnica, reformas, diaristas e eletricistas. O usuário pode se cadastrar apenas com o número do telefone e escolher se deseja anunciar ou contratar um serviço. Com o aplicativo no seu celular, você poderá receber pedidos de clientes e enviar orçamentos.
Triider
O Triider é um aplicativo voltado para a contratação de profissionais de serviços de manutenção. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app permite que o usuário solicite até três orçamentos antes de fechar negócio. O pagamento pelo serviço é feito dentro do próprio aplicativo por meio de cartão de crédito — o app aceita 14 bandeiras de operadoras de cartão. Se você deseja oferecer seus serviços e ser encontrado pelos clientes no Triider, baixe no seu celular o Triider para Profissionais e faça seu cadastro.
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