Alguns elementos chave como as cores, a iluminação, o mobiliário, os equipamentos de som e vídeo, aliados ao uso da criatividade, podem transformar um ambiente numa verdadeira sala de cinema em casa. Conforme orienta o arquiteto Tiago Campetti, tons de cinza, madeiras e tons terrosos mais neutros ajudam na ambientação, dando uma atmosfera mais aconchegante e com menor reflexo das luzes da tela.
Segundo ele, alguns elementos contrastantes em laranja, amarelo, azul ou avermelhado podem ficar bem interessantes nas paredes laterais e oposta à da tela. A utilização de iluminação indireta e em níveis distintos também é indicada para criar um clima agradável à exibição de filmes, sem deixar a sala toda no escuro.
Mobiliário
Quanto ao mobiliário, não existe o móvel nem o assento certo para criar uma sala com cara de cinema, na opinião de Campetti. No entanto, se o espaço permitir, ele defende a utilização de poltronas largas e separadas, por oferecerem maior conforto. Já a arquiteta Mariana Paula Souza complementa com algumas dicas: “O sofá deve ficar de frente para a TV, e é preciso cuidar com a distância entre os dois. A utilização de pufes ou outro tipo de apoio para os pés também ajuda a tornar a sala mais confortável e com cara de cinema”, diz ela.
Equipamentos
Segundo explica Campetti, tanto a televisão quanto o projetor cumprem bem a função de tela de cinema para residências, sendo o equipamento de som muito importante para o bom funcionamento da proposta. “Um som de baixa qualidade pode estragar mais facilmente a experiência do que uma imagem com falhas”, destaca.
Segundo alertam os profissionais, o som provoca vibrações em muitos materiais e isso pode comprometer a experiência. “Por isso, os vidros podem receber cortinas ou persianas em tecido que absorverão essa vibração; o piso, se porcelanato ou pedra, pode receber tapetes e o forro de gesso ou até mesmo mineral terão maior eficiência no equilíbrio entre absorção e reflexão do som”, aconselha.
Com atenção a esses detalhes, pode-se montar uma sala de cinema com equipamentos e mobiliários existentes em casa. “Aplicando alguns revestimentos adicionais, como almofadas, tapetes e luminárias móveis, pode-se criar um espaço agradável”, destaca Campetti. A dica é compartilhada pela arquiteta Mariana Paula Souza, que também orienta a utilização de cortinas, tapetes e almofadas para deixar o ambiente com uma acústica melhor.
Na opinião de Mariana, caixas de som, tanto no teto como atrás do sofá, receiver, Blu-Ray e subwoofer são bons investimentos para promover a ambientação de cinema em qualquer sala.
Gostou das ideias? Então, mãos à obra e bom filme!