Chega de umidade: saiba como evitar a umidade em casa e aprenda a fazer em sua residência desumidificadores de ambiente

Umidade dentro de casa pode causar problemas respiratórios nos moradores, além de problemas na estrutura da residência, como mofo nas paredes, bolhas na tintura e roupas com bolor. Mas por que a umidade acontece? Como evitá-la? Leia este artigo e veja como melhorar seu ambiente.

A umidade acontece por falta de ventilação do ambiente. O primeiro passo então é procurar manter janelas e portas sempre abertas entre os ambientes quando puder,, para que o ar circule. O inverno é o período no qual a umidade mais se manifesta, e alguns cuidados são importantes para manter o ambiente seco.

Se, mesmo com o ambiente ventilado, o mofo continuar surgindo, principalmente nas paredes de banheiros e cozinhas, que são ambientes naturalmente úmidos, esteja atento à limpeza. Basta pegar uma esponja limpa e macia, com água e sabão neutro, e passá-la nos rejuntes, até que o limo saia. Usar tinta antimofo também é uma boa solução, caso você esteja construindo ou reformando o ambiente.

Quanto aos armários, é importante abri-los duas vezes por semana e mudar suas peças de lugar, para que o ar circule. Caso alguma peça de roupa tenha mancha de mofo, uma solução caseira possível é passar pano umedecido com vinagre ou álcool, antes de colocar a peça para lavar, pois remove os excessos de mofo da roupa. Em casacos de couro, uma solução é passar lustra-móveis ou creme hidratante, para que o mofo não se acumule sobre eles.

Para evitar a proliferação de mofo e reduzir a umidade, é preciso espalhar desumidificadores de ar pelo ambiente. Mas eles são caros, e alguns deles, tóxicos. Há, no entanto, a possibilidade de fazer um desumidificador caseiro, com as essências que você preferir.

Primeiro, você precisa comprar cloreto de cálcio, substância química que reduz a umidade no ar. Você pode reaproveitar os potes de desumidificadores que já acabaram ou fazer um novo, utilizando dois potes de margarina de tamanhos diferentes (500 g e 250 g, por exemplo). Faça furos no fundo de um deles, para que a água passe de um para outro. Os furos não devem ser tão grandes, para que as bolinhas não caiam.

Pegue o pote sem furos, seque-o bem, coloque o pote com furos dentro e encha com as bolinhas de cloreto de cálcio, depois cubra a boca do pote com filtro de papel para cafeteira, do tamanho do pote. Prenda com fita adesiva para que o ar não entre. Tampe com a tampa do pote de margarina furadinha também. Troque o recipiente a cada três meses. Você pode borrifar essências com aromas de sua preferência.

02-Chega-de-umidade

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.