A administração de uma empresa de qualquer porte envolve diversas questões, como cálculo de faturamento, pagamento dos colaboradores, gestão de estoque, definição de preços e estratégias de venda. Ou seja, abrange dinheiro, burocracia, contabilidade, processos, entre outros pontos.
Não consegue ler agora? Ouça:
Devido aos diversos aspectos envolvidos na gestão de um negócio, a tecnologia tem se tornado muito importante em cada uma dessas etapas. Cada vez mais, os empreendedores têm recorrido a aplicativos de gestão empresarial para ajudar na rotina.
Atualmente, existem diversos aplicativos que buscam facilitar a vida de um gestor, seja no aumento da sua produtividade, seja na gestão de estoque, de tempo ou das finanças.
Neste artigo, separamos algumas dicas de aplicativos que vão facilitar a gestão de estoque da sua loja. Mas, antes, vamos relembrar qual é a importância da gestão de estoque e o que é necessário para manter esse controle em dia? Boa leitura!
Por que a gestão de estoque é tão importante para o sucesso do seu negócio?
A gestão de estoque é muito importante para as lojas de materiais de construção, pois possibilita um planejamento mais eficiente, principalmente para a compra de produtos, reduzindo custos desnecessários. Além disso, pode aumentar sua margem de lucro, pois você não corre o risco de ficar sem algum produto nas prateleiras e perder vendas.
Veja os principais benefícios da gestão de estoque para a sua loja:
● Melhor planejamento financeiro: uma boa execução do controle de estoque facilita sua gestão financeira e o planejamento de gastos.
● Organização do espaço: você saberá quais produtos são realmente necessários para serem armazenados no estoque, sem faltas ou excessos.
● Redução de desperdícios: com um controle eficiente, é mais fácil identificar e evitar desperdícios, reduzindo gastos.
● Otimização de vendas: se você tiver produtos faltando no estoque e não identificar essa falta a tempo, pode perder vendas e impactar negativamente os resultados da sua loja.
Como manter a gestão de estoque da sua loja em dia?
Gerir estoques é equilibrar compras, armazenar e entregar produtos, e controlar as entradas e o consumo de materiais, a fim de movimentar o ciclo da mercadoria. Um dos indicadores de desempenho mais relevantes para essa atividade é justamente a velocidade dessa movimentação: o famoso giro de estoque.
Para entender como funciona o giro de estoque na sua loja, a movimentação dos produtos deve ser sistematizada por meio de normas de entrada e saída. Em outras palavras: é preciso realizar um controle físico e financeiro para obter informações sobre a quantidade disponível de cada item estocado e seu valor correspondente.
Aplicativos que podem ajudar no controle do estoque
Como falamos, graças à tecnologia, esse controle já pode ser feito por meio de aplicativos de gestão de estoque. Veja, agora, nossas cinco sugestões de aplicativos para facilitar a sua vida e a gestão do seu negócio.
Bling – Sistema de Gestão Online
O Bling é um sistema ERP popular no Brasil, que oferece controle de estoque, emissão de notas fiscais, controle financeiro e integração com e-commerce. Além de ser simples de usar, essa ferramenta oferece integração com plataformas de venda, controle completo do fluxo de caixa e vendas.
Funcionalidades:
- controle de entrada e saída de produtos;
- relatórios de estoque;
- cadastro de produtos e fornecedores.
O app está disponível para iOS, Android e versão web.
MarketUP
O MarlketUP é uma plataforma de gestão gratuita, voltada para pequenos e médios negócios, com foco no setor varejista. É uma ferramenta recomendada pelo SEBRAE, que está disponível na versão WEB, para iOS e Android.
Funcionalidades:
- controle de estoque e vendas;
- emissão de notas fiscais;
- integração com e-commerce;
- relatórios financeiros.
Contestoque – Contagem de Estoque
O aplicativo Contestoque faz a contagem do seu estoque por meio de um leitor de códigos de barras conectado via USB ou pela câmera do celular.
Funcionalidades:
- contagem de produtos discriminados por lote, data de fabricação e vencimento;
- habilitação de casas decimais nas contagens;
- cadastro e importação de arquivos (lista de produtos);
- disponibilidade de importação e exportação (arquivos de produtos da contagem);
- conferência de estoque;
- verificação de produtos duplicados ou não cadastrados;
- notificação de produtos vencidos.
Venda Fácil
O Venda Fácil é ótimo para controlar as vendas e a gestão de estoque, e está disponível para dispositivos Android. Com esse aplicativo, é possível monitorar todas as áreas de um comércio de pequeno ou médio porte.
Funcionalidades:
- cadastro e controle de clientes e fornecedores;
- gerenciamento de receita e despesa, facilitando a gestão financeira;
- compartilhamento de recibos via WhatsApp ou rede social, agilizando o atendimento;
- emissão de relatório dos produtos mais vendidos e de vendas efetuadas;
- emissão de relatórios mensais;
- envio de e-mails com propagandas e promoções;
- backups de todas as informações cadastradas.
Estoque Simples
Uma plataforma simplificada de controle de estoque, indicada para comércios que precisam de um sistema de fácil operação. Com o app Estoque Simples, você organiza os seus produtos de forma prática, sem precisar de um ERP completo.
Funcionalidades:
- cadastro de produtos;
- controle de entrada e saída de estoque;
- relatórios de movimentação.
As inovações tecnológicas surgem em uma velocidade cada vez maior, por isso contar com elas para otimizar o seu negócio e auxiliar na gestão da sua empresa é essencial. A Krona promove um forte investimento em tecnologia de produção e processos, bem como em inovação e pesquisa de desenvolvimento de novos produtos, pensados a partir da funcionalidade, da durabilidade e da estética.
Também seguimos padrões rigorosos para garantir a excelência de cada peça que chega até você. Na fábrica, são dois laboratórios e uma equipe inteira dedicados a assegurar a qualidade da produção: da matéria-prima utilizada ao produto final.
Por isso, na hora de selecionar os produtos que vão para o seu estoque, antes de mais nada, observe quem são os fabricantes e dê preferência para produtos conhecidos e certificados. Assim, além de fazer uma ótima gestão de estoque, utilizando os aplicativos que sugerimos, sua loja estará abastecida com produtos de qualidade para oferecer aos seus clientes.
Para saber mais informações sobre como fazer a gestão do seu estoque e potencializar os seus resultados, baixe o e-book que a Krona preparou para você!
E claro, se quiser saber mais sobre a Krona e todas as suas linhas de produtos, clique aqui.