Atualmente, decorar também significa otimizar. Uma referência do momento é investir na praticidade e aproveitar os objetos de uso da casa para compor a decoração. É o que mostram estas cinco tendências, apresentadas pela arquiteta Eliza Schuchovski, que podem deixar sua casa ainda mais agradável e eficiente. Confira!
Prateleiras
Os modelos abertos, que deixam tudo à mostra, estão em alta. Como explica Eliza, a dica é trabalhar na disposição dos objetos para deixar o espaço contemporâneo. Nesse caso, eles se tornam os detalhes da decoração, imprimindo a personalidade dos moradores ao ambiente.
Minimalismo
Vale aquele ditado: menos é mais. De acordo com Eliza, a tendência é não poluir os ambientes, usando apenas algumas peças de destaque, sem muita mistura de materiais e texturas.
Espaços funcionais
“Hoje não há mais tanto espaço para itens que não sejam utilizáveis ou que não agreguem ao ambiente”, comenta a arquiteta. A dica é investir em um mobiliário versátil ou multiuso, que permita aproveitar um mesmo local de formas diferentes. Por exemplo: um bar que vira escrivaninha, e por aí vai.
Manter o piso
Usar um piso igual nas diversas peças da casa também gera a sensação de amplitude e continuidade. Mas nem sempre dá para aplicar o mesmo material em todos os ambientes. Nesse caso, a solução é utilizar cores semelhantes. “Também é bacana explorar o uso de tapetes, para criar conforto e aconchego em espaços como quartos e living”, recomenda Eliza.
Luminosidade
Vale aproveitar ao máximo a luz natural, com janelas grandes e portas de vidro, por exemplo. Caso isso não seja possível, Eliza sugere investir em um projeto luminotécnico bem pensado, com vários tipos de iluminação combinados, como abajures, arandelas e colunas de luz com soltura embaixo de prateleiras ou de algum móvel. “A tendência é utilizar a iluminação como elemento decorativo, sem pontuar muito o forro, e sim de maneira linear, com sancas ou linhas de luz em volta das paredes, inclusive descendo por elas”, indica.
O que você achou dessas tendências de arquitetura? Vai colocar alguma em prática? Conte pra gente!