Investir em um bom aquecedor pode ser a solução para deixar a casa mais aconchegante. Mas é importante conhecer os principais modelos disponíveis para acertar na escolha, já que cada um tem as suas recomendações. Saiba mais sobre cada um deles:
Elétricos (a resistência)
Uma grande vantagem desse modelo é a praticidade: em geral, são fáceis de transportar e aquecem rápido. Assim, podem ser usados em vários ambientes da casa – embora sejam mais indicados para cômodos pequenos, já que o calor fica concentrado perto do aparelho. Podem ser encontrados em diversos tamanhos e potências, com opções bastante acessíveis.
Termoventiladores
São aquecedores elétricos com hélices, que funcionam como uma espécie de ventilador. Inclusive, alguns deles podem ser usados também em dias quentes, apenas com a função de ventilar. Por conta desse sistema, são capazes de distribuir melhor o calor produzido, o que vai bem em ambientes maiores. Porém, seu funcionamento produz um barulho característico.
A óleo
Conhecidos por não ressecarem o ar, são uma boa alternativa para aliviar a conta de energia, já que o calor gerado com a eletricidade é conservado pelo óleo. Porém, demoram um pouco mais para aquecer, justamente porque o óleo precisa esquentar primeiro. Também há diferentes opções de tamanho e preço, mas os mais comuns são os modelos de chão, com rodinhas. Alguns vêm equipados com tecnologias como o termostato, que permite ajustar a temperatura, ou acionamento e desligamento automáticos. Atendem bem a ambientes pequenos e médios.
Cerâmicos
Nesse modelo, o calor fica retido em uma placa de cerâmica e uma ventoinha ajuda a dissipá-lo pelo ambiente. Por isso, esses aquecedores também são indicados para áreas maiores. Igualmente, eles ajudam a economizar energia e não ressecam tanto o ar. Por outro lado, costumam custar um pouco mais caro e também produzem um ruído característico, parecido com o de um aparelho de ar-condicionado.