Por mais que esta pareça ser uma tarefa simples para dar uma repaginada no seu lar, mudar a cor das paredes exige alguns cuidados especiais para evitar erros e retrabalho. Confira alguns dos principais equívocos que podem ser cometidos em uma pintura de parede e como fugir deles.
1 – Combinação errada de cores
Errar na hora de combinar as cores é uma das falhas mais comuns que as pessoas cometem. Tons muito parecidos, por exemplo, podem deixar o ambiente muito monótono ou agressivo demais. Por isso, uma prática interessante é combinar cores e texturas diferentes em uma parede. Cores neutras, como branco ou cinza, podem ser misturadas com cores quentes, como amarelo ou vermelho, para tornar o ambiente mais charmoso. Cores escuras devem ser usadas apenas em espaços que tenham a intenção de proporcionar intimidade, como o quarto de casal ou a sala de jantar.
2 – Diferença nas cores
Para evitar problemas como esse, faça um teste na loja, já que nem sempre a cor real é aquela representada no catálogo. Preferencialmente, veja a cor da tinta pessoalmente.
3 – Quantidade de material para a pintura
Por mais que exista um prazo de validade, a tinta logo perde sua função. Por isso, nada de comprar em excesso. Por outro lado, comprar pouca quantidade também não é adequado, já que o material pode acabar no meio do processo de pintura, fazendo com que você corra o risco de não encontrar a cor. Logo, terá que gastar mais, refazendo todo o serviço. Para não errar, compre na medida.
4 – Problemas de estrutura
Além de ser um dos erros mais comuns, essa é também uma das falhas mais graves que devem ser evitadas. Apenas um profissional em pinturas consegue analisar se há falhas na superfície. Se houver, é necessário utilizar massa corrida antes de iniciar a pintura, para que a parte externa fique uniforme para o serviço. Do mesmo modo, podem ser identificados outros obstáculos, como sujeira e infiltração. Caso exista esse tipo de problema, não é recomendada a pintura antes da correção.
5 – Manchas e sujeira
É essencial tomar providências como forrar o chão com lona e retirar todos os enfeites das paredes antes de realizar uma pintura. Do mesmo modo, lembre-se de cobrir os móveis, maçanetas e rodapés para evitar manchas e sujeira difícil de remover.
Investir em uma empresa especializada para evitar erros como esses também é uma boa estratégia. Afinal, eles sabem como combinar as melhores cores e fazem um serviço diferenciado, sem bagunçar sua casa.