Utilizado como divisória de ambientes, nas paredes internas do imóvel, substituindo a alvenaria convencional não estrutural, como forro, mobiliário, em projetos de estantes e nichos fixos, o drywall ganha cada vez mais funcionalidades e adeptos. A rapidez da instalação é a grande vantagem do sistema, que permite reformas rápidas e com menos sujeira.
Apesar da facilidade de execução da obra com esse tipo de material, é importante a contratação de uma empresa especializada para realizar o serviço. Segundo explica Andrezza Pimentel dos Santos, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, coordenadora executiva do curso de Arquitetura e Urbanismo e professora da disciplina de Técnicas Construtivas e Prática Profissional da Universidade Positivo (UP), a empresa contratada definirá corretamente a placa de gesso para cada ambiente.
As placas possuem características específicas. É importante analisar se o local de instalação é úmido, ou se é necessário que o material tenha resistência ao fogo. “O profissional contratado também definirá o isolamento térmico e acústico interno às placas, além de prever corretamente os perfis necessários para apoio de prateleiras e móveis na parede” explica.
Vantagens
Conforme detalha Andrezza, o sistema drywall de divisórias de ambientes é formado por quadros de aço galvanizado revestidos com placas de gesso acartonado. Segundo ela, como o drywall pesa menos do que 20% da alvenaria convencional (assentamento de tijolo, chapisco, emboço e reboco), se a edificação é prevista com esse tipo de divisória de ambientes, a estrutura e fundação podem ter suas dimensões reduzidas.
Outra vantagem é que, diferente do sistema convencional de tijolos, em que as instalações elétricas e hidráulicas são embutidas nas paredes, no drywall as instalações passam entre as placas de gesso acartonado, o que torna a manutenção bem mais fácil.
Desvantagens
Andrezza destaca que um ambiente com divisórias em drywall precisa de planejamento, pois para fixar móveis e quadros é necessário prever o perfil interno. Outra desvantagem é que mudanças de layout podem necessitar de retirada de chapa de gesso acartonado para instalação de novos perfis.
“Uma vantagem para o meio ambiente, mas com custo direto sobre a construção em drywall, é o preço das caçambas de resíduos desse tipo de material, que chega a ser três vezes mais caro do que uma caçamba de entulhos de material convencional. Isso porque, como o gesso está na categoria de reciclagem obrigatória, ele não deve ser misturado aos entulhos da construção civil tradicionais”, alerta.
Por fim, a professora lembra que a incorreta instalação do drywall, sem camadas internas de lã mineral, pode acarretar problemas de acústica. “Por esse motivo, deve ser contratada uma empresa especializada para execução do serviço”, reforça.