A parede de tijolo aparente pode ser uma boa opção para aqueles que gostam de uma decoração rústica e prática. Para fazer na sua própria casa, basta planejamento e organização.
Como fazer
O primeiro passo é fazer vários buracos na parede para que a massa consiga aderir melhor ao tijolo. Para que as peças não fiquem tortas, uma dica é marcar a parede a cada 50 centímetros.
Antes de comprar os tijolos, é importante tirar as medidas da parede na qual irá trabalhar e levar em conta que algumas peças apresentam falhas como os cantos quebrados. Além dos tijolos, serão necessários dois pacotes de argamassa pronta, aproximadamente, que mais tarde será misturada com água antes da aplicação. Ela deve ser aplicada apenas no lado que será grudado na parede. Nos cantos da parede, uma sugestão é colocar os tijolos cortados. Ao redor das tomadas, uma dica é utilizar peças cortadas com a serra e lixadas.
Cuidados com a pintura
Se você deseja pintar a parede reformada, o melhor é utilizar a tinta látex 100% acrílico. Outra dica é usar alguma resina após a aplicação, impermeabilizante ou verniz acrílico à base de água. Alguns vernizes podem clarear ou escurecer a aparência dos tijolos, assim, você pode escolher a opção que mais combina com o ambiente. Os tijolos brancos trazem neutralidade ao ambiente, enquanto os mais escuros reforçam o ar rústico do local.
Onde utilizar a parede de tijolo
Ao utilizar o tijolo aparente na decoração, o ambiente cria um tom rústico. Esse recurso versátil pode ser usado em vários locais: em uma das paredes da sala, na cabeceira da cama, na área da churrasqueira ou na sala de jantar. Quando utilizado no quarto e na sala de jantar, o ideal são cores claras. Para locais como churrasqueira e salas de estar, os tijolos escuros podem ser uma boa opção para o ambiente.