Uma das principais peças do ambiente, o sofá requer uma escolha atenta. Isso porque, dependendo do móvel comprado, o ambiente pode ficar com uma aparência cansativa, aparentar ser menor ou até mesmo dificultar a manutenção e a organização do ambiente.
Veja 15 dicas que irão ajudar na busca pelo sofá ideal.
1- Para aqueles que gostam de passar períodos longos assistindo a filmes, séries ou programas de tevê, escolher uma peça com espuma mais mole é uma boa opção. Já na sala de estar, o ideal são os de espuma dura.
2- A cor do sofá irá determinar a do tapete e o objetivo é investir no contraste: um móvel mais escuro, dessa forma, exige um tapete mais claro e vice-versa. Os sofás lisos permitem peças com estampas. E no caso dos móveis com estampas, o melhor é apostar em um tapete de cor neutra.
3- Se você tem dúvidas sobre qual estilo de sofá escolher, não ouse. A melhor aposta é optar por tecidos lisos e claros.
4- Para aqueles que possuem animais de estimação ou até mesmo crianças, vale a pena escolher um sofá escuro, que irá disfarçar possíveis manchas e sujeiras.
5- Atualmente as tonalidades que estão na moda são o cinza e o azul. Mas os tons beges seguem sempre em evidência.
6- Se você tiver dois sofás de tamanhos diferentes, pode combiná-los com as mesmas tonalidades. Por exemplo, um pode ser azul claro e outro, azul escuro.
7- É fundamental avaliar o tamanho do ambiente, pois ele irá ditar o tipo de sofá. É importante deixar no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel.
8- Também pode-se utilizar a peça para dividir um ambiente em dois. Uma dica é colocar um aparador atrás dele.
9- O couro ecológico é o revestimento mais prático na hora da manutenção.
10- Se o seu sonho é ter um sofá branco, é melhor apostar no couro. Jogar uma capa por cima do móvel é uma boa opção para evitar sujeiras.
11- Apostar em um sofá com detalhes coloridos pode ser melhor que um sofá chamativo. Assim, você pode combiná-lo com mantas e almofadas para não enjoar.
12- A complementação do visual pode ser feita com mantas. Elas podem ser utilizadas, inclusive, dobradas.
13- Para espaços grandes, uma dica é o sofá em L. Assim, a circulação não é prejudicada.
14- Para a sala de tevê, uma boa opção são as peças com apoio para os pés.
15- Os sofás-camas, por não serem muito confortáveis, devem ficar apenas no quarto de hóspedes.