Na hora de construir, todo cuidado é pouco. O bom planejamento irá garantir que a obra seja finalizada de acordo com o previsto e dentro das especificações estabelecidas. Um ponto importante e que merece atenção, por exemplo, é a escolha de tubos, que devem ser determinados já na planta hidráulica do projeto. Nela constarão todas as informações necessárias sobre as tubulações, mostrando o posicionamento dos pontos de utilização de água, o dimensionamento da tubulação com relação à bitola a ser utilizada, e o material da tubulação. Esses detalhes irão garantir a segurança e o bom desenvolvimento da obra.
Tubulação
Quando o assunto é a tubulação, algumas informações em relação ao padrão são essenciais para as instalações. Alguns catálogos e apostilas técnicas trazem as siglas DN e DE. Segundo o Departamento de Qualidade e Segurança da Krona, a sigla DN significa “diâmetro nominal”, ou seja, é a medida de referência dos tubos e conexões. Ele não representa o diâmetro exato da peça. Já o DE representa justamente o “diâmetro externo” de determinada peça.
Para garantir a segurança, as dimensões de um tubo são determinadas pelas normas brasileiras do segmento de tubos e conexões. Segundo a Krona, para vazões maiores, os diâmetros serão maiores e vice-versa. Por exemplo, em uma tubulação de esgoto, a vazão escoada por um vaso sanitário, alimentado por uma válvula de descarga de 1.1/2” é muito superior à de um lavatório alimentado por uma torneira de 1/2”.
Qualidade
Além dessas determinações, avaliar a qualidade do material também é imprescindível. O Departamento de Qualidade e Segurança da empresa destaca que a boa qualidade se caracteriza pelo atendimento aos critérios normativos do segmento. Já os materiais de má qualidade são aqueles fabricados fora das especificações normativas e sem qualquer controle de qualidade durante o processo de fabricação. Por isso, procurar materiais de qualidade que sigam as normas é sempre a melhor opção para sua obra.
Ficou com dúvidas? Acesse o FAQ da Krona clicando aqui!