Quem deseja instalar uma churrasqueira em casa deve, em primeiro lugar, escolher o melhor local para isso, pensando principalmente na sua utilização e na comodidade. Para isso, é preciso levar em consideração aspectos como vento, iluminação, o local onde será servido o churrasco e as entradas da casa, como portas e janelas. As orientações são da designer e arquiteta Katalin Stammer, supervisora do Núcleo de Design do Centro Europeu.
Não é necessário elaborar um projeto arquitetônico na hora de instalar uma churrasqueira, porém, com um projeto antecipado e bem-elaborado, o risco de problemas na hora da construção e da utilização do espaço diminuem drasticamente. “O projeto deve levar em conta as dimensões das instalações onde a churrasqueira será construída, os materiais específicos, as intempéries do tempo – como vento, chuva e localização de árvores – ou agentes da natureza que possam interferir na obra, tanto na construção quanto no decorrer do tempo”, ressalta Katalin.
O projeto também deve levar em conta desníveis e áreas abertas. Segundo a arquiteta, é interessante saber a quantidade de pessoas que vão utilizar a área e a frequência de utilização. “Por isso o projeto é importante, para que possamos prever todos os problemas já pensando em uma solução adequada para que, no final da obra, a pessoa possa usufruir do espaço com mais qualidade e sem preocupações”, diz Katalin.
Pré-montada x Alvenaria
A churrasqueira pré-montada traz praticidade, rapidez na construção e não necessita de mão de obra especializada, além de poder ser removida com maior facilidade, se necessário. Porém sua vida útil é menor, possui menor eficiência e os tamanhos são padronizados.
Já a churrasqueira feita de alvenaria tem uma maior durabilidade, as chaminés podem ter o tamanho necessário para que levem a fumaça para bem longe, além de proporcionar uma eficiência bem maior quanto ao rendimento térmico. Porém, o custo de uma churrasqueira de alvenaria, acrescido a mão de obra, pode chegar ao dobro de uma pré-montada.
“O melhor é levar em conta as necessidades de cada um, pesando os prós e contras que melhor lhe atendem. Os revestimentos utilizados são os mesmos, não alterando o conceito do ambiente, apenas a eficiência de sua utilização”, orienta a arquiteta.
Independentemente da sua escolha, fique sempre atento às características de uma boa churrasqueira:
– Mantém o fogo aceso por mais tempo, gastando menos;
– Possui bom rendimento térmico;
– Exala a fumaça através do caminho especificado (chaminé);
– É de fácil acendimento e manuseio.