Essa é uma questão importante para quem se propõe a construir por conta própria ou fazer uma reforma. Cada projeto de obra ou reforma tem suas características, o que requer os serviços de diferentes profissionais – alguns mais gerais e outros bastante específicos. Vale a pena conhecer um pouco sobre cada atribuição para montar sua equipe.
Conheça a sua equipe!
Mestre de obras
É quem coordena a realização da obra e os demais profissionais que “colocam a mão na massa”. Além de supervisionar os serviços, ele gerencia os materiais e acompanha o andamento dos prazos, de acordo com o projeto.
Encarregado
Também é possível contar com esse profissional para coordenar equipes e serviços. Como suas funções se assemelham às do mestre de obras, dependendo do projeto, cabe avaliar a necessidade de contratar ambos.
Pedreiro
É quem faz a construção propriamente dita. Existem pedreiros com diferentes especialidades, como alvenaria ou acabamento, construção de prédios, casas, piscinas e por aí vai.
Armador
Cuida da parte de ferragens da obra, como as armações de pilares, vigas e lajes.
Carpinteiro
Responsável por produzir, montar e desmontar ou instalar todas as estruturas de madeira usadas na obra, como tapumes, pilares, esquadrias e forros.
Encanador
Toma conta das instalações hidráulicas, incluindo toda a tubulação de água e esgoto.
Eletricista
Faz as instalações elétricas, como as ligações de tomadas e pontos de iluminação.
Pintor
Além da pintura em si, faz o preparo prévio das superfícies (lixamento e pequenos reparos com massa, por exemplo) e pode ainda aplicar texturas. Também existem especialistas em diferentes tipos de pintura: interna, externa, decorativa, etc.
Ajudantes
Como diz o nome, são os operários que auxiliam os demais profissionais em suas funções. As tarefas do ajudante de pedreiro, por exemplo, incluem preparar a massa e carregar materiais.
Outros profissionais também podem estar envolvidos na obra, como serralheiros, gesseiros e calceteiros (especialistas na parte de calçamento externo, como calçadas e meio-fio). É isso: para cada obra, uma equipe!