Ter um closet com todas as roupas, calçados e acessórios arrumados de forma prática é o sonho de muita gente. Mas aí vem o desafio: como fazer essa organização e mantê-la em dia? O segredo é planejar a disposição das coisas de acordo com o seu espaço e rotina, para que fique fácil conservá-las. Confira algumas táticas que ajudam nessa missão:
Separe as roupas em categorias
Pode ser por modelo (camisas, calças, saias, blusas) ou por uso (roupas de trabalho, de ginástica, de passeio, de praia). Depois, organize tudo por cor. Assim fica mais fácil visualizar o que você tem no closet.
Otimize o espaço
Faça um revezamento das peças para deixar à mão o que você está usando no momento: na época de frio, guarde as roupas de calor em caixas e vice-versa. Aproveite os cantos ou estantes superiores para colocar aquilo que você usa com menor frequência. E o que você não usa mais, elimine! Faça uma limpa periódica.
Use bem os cabides
Escolha-os de acordo com o tamanho das peças: para as maiores e mais pesadas, cabides reforçados; para as mais moles e lisas, cabides de veludo ou de plástico, com reentrâncias que ajudam a segurar a roupa. Ao pendurar camisas e casacos, feche pelo menos o primeiro botão, para evitar que fiquem caindo. Tenha cuidado ao pendurar peças delicadas, como vestidos de festa, para que não fiquem marcados ou deformados.
Dobre para empilhar
Adote um padrão para dobrar as peças que ficam empilhadas ou nas gavetas. Deixando todas do mesmo tamanho, você ganha espaço e evita que elas amassem. Uma ideia é usar um gabarito para fazer as dobras: você pode comprar um só para isso em lojas especializadas, mas também vale usar uma tábua de plástico ou recorte de um papel duro, por exemplo.
Alinhe os calçados
No chão ou em estantes, guarde os sapatos lado a lado. Evite empilhá-los. Assim eles não se enroscam nem perdem o formato, e você consegue localizá-los facilmente.
Pendure os acessórios
Cintos devem ser guardados retos, pendurados pela fivela, em cabides especiais ou ganchos. Penduradores também são úteis para guardar bijuterias e bolsas, mas as mais estruturadas também podem ficar dispostas em estantes.
Conte com os organizadores
Existe uma enorme gama de objetos que ajudam a manter cada coisa em seu lugar: cestas, caixas, sacos, porta-trecos e por aí vai. Use a criatividade e faça bom proveito deles!