A ciência comprovou: ter plantas por perto deixa a gente mais feliz. De acordo com a organização vocacional City and Guilds, profissionais que trabalham com flores e plantas foram considerados os mais felizes. Mas essa felicidade toda não precisa ser exclusiva a quem trabalha na área ou àqueles que moram em casas com espaçosos quintais. Quem mora em apartamento também pode ter algumas plantas para deixar o ambiente mais vivo e alegre.
O ideal para quem mora em ambientes mais compactos e sem iluminação abundante, como é o caso de apartamentos menores, é optar por plantas que consigam sobreviver com pouca iluminação e que sejam pequenas. Alguns exemplos desse são as violetas, as bromélias, as azaleias e as gérberas. Cactos e suculentas também são uma boa opção, principalmente para que não tem muito tempo de cuidar das plantinhas – elas geralmente precisam ser regadas 1 vez por semana ou até quinzenalmente.
Já para quem mora em apartamentos maiores, com bastante ventilação, iluminação e que possuam uma varanda, por exemplo, o leque de opções aumenta consideravelmente: árvores frutíferas que fique em vasos, como a romã, plantas ornamentais, como a bonsai, e outras como jasmim, samambaia, gerânio e amor-perfeito são opções interessantes. Quem gosta de cozinhar com ervas frescas também pode usar a sacada para organizar uma mini horta e ter à disposição hortelã, manjericão, tomilho e alecrim, por exemplo.
Independentemente do espaço e tipo de planta escolhido, todas precisam de cuidado para não regar demais ou de menos, afinal, cada uma delas precisa de uma quantidade de água e sol específica. Em geral, as plantas devem ser molhadas pela manhã. Caso ela pegue muito sol direto, prefira regá-las à tarde para que a água não evapore. Lembre-se que para as plantas maiores, a água tem que ser jogada por debaixo das folhas e não sobre elas.
Além disso, é preciso fazer uma manutenção constante: coloque adubo, limpe a sujeira acumulada nas folhas com um pano úmido e retire os excessos, como galhos e folhas secas.