Como usar o WhatsApp para vender mais

Você utiliza as mídias sociais para divulgar sua loja e se relacionar com os seus clientes? Já falamos aqui no blog sobre a importância da presença digital para um negócio . Hoje, vamos dar alguns motivos para você explorar mais uma dessas mídias: o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas é um dos mais usados no Brasil: são mais de 100 milhões de pessoas no país trocando mensagens todos os dias. Sabe o que isso quer dizer? Que os seus clientes provavelmente estão incluídos nesse número.

Por isso, além de ser uma ferramenta de comunicação, o WhatsApp se tornou um excelente meio para impulsionar negócios. Veja algumas dicas para vender mais usando o WhatsApp.

Utilize o WhatsApp Business

A importância do WhatsApp para os negócios ficou comprovada com a criação de uma nova versão do app, especialmente para empresas. O WhatsApp Business possui funcionalidades específicas para quem quer vender mais. Primeiro, é preciso criar um perfil comercial, para que o cliente saiba que está falando com uma empresa.

Depois, você deve preencher o perfil com o máximo de detalhes, como endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento, pois ele vai funcionar como o seu cartão de visitas. O app ainda permite que você inclua seus contatos em categorias, como “novo cliente”, “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Construa sua audiência via Instagram e Facebook

Se você já utiliza outras redes sociais para a sua loja, como o Instagram, o Facebook ou o Linkedin, aproveite esses canais para divulgar também o seu WhatsApp. O ideal é criar um link direto para o seu número, clicando aqui e substituindo os zeros do link pelo número do seu WhatsApp. Clicando nele, seu cliente será direcionado automaticamente para o WhatsApp, e poderá enviar mensagens para você de forma mais fácil e rápida. Além disso, você pode utilizar esse link em anúncios no Facebook, na bio do seu Instagram e no site da sua loja.

Não foque só na venda

Focar somente em mensagens com objetivo direto de venda pode não trazer o resultado que você esperava. Em vez disso, comece explorando conteúdos do interesse dos seus clientes. Pense em como você pode ajudar a resolver os problemas deles, quais são suas necessidades e seja um consultor, antes de ser um vendedor.

Uma dica é criar vídeos esclarecendo dúvidas ou explicando os benefícios de um produto da sua loja, mas focando na resolução de problemas, não na venda. Assim, você cria um relacionamento com eles e, a partir das suas respostas, pode estudar o comportamento do seu público, traçar estratégias e entender que tipo de conteúdo funciona para eles.

Utilize o WhatsApp como um SAC

Além de ser uma ótima ferramenta para gerar conteúdo e criar um relacionamento com os clientes, o WhatsApp também pode funcionar como um Serviço de Atendimento ao Consumidor. Utilize o aplicativo para oferecer informações sobre seus produtos, fazer orçamentos, receber críticas e sugestões. Assim, você colabora para a sua praticidade e do seu cliente, afinal, é muito mais fácil enviar uma mensagem no WhatsApp do que enviar um e-mail ou preencher um formulário no site.

Viu quantas vantagens o WhatsApp pode trazer para o seu negócio? Criando estratégias e entendendo quem são os seus clientes e do que eles precisam, suas ações vão render bons resultados e, claro, ótimas vendas.

Se precisar de ajuda, conte sempre com a Krona para orientar você a encontrar maneiras de aperfeiçoar o marketing digital na sua loja. Além disso, se quiser mais dicas sobre como alinhar a comunicação em todos os seus canais digitais, é só baixar o nosso e-book sobre o assunto.

Juntos, vamos mais longe. Boas vendas!

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