Trabalhar em regime home office nos dias de hoje é uma boa opção, especialmente para os freelancers e para quem mora distante dos grandes centros. Mas, produzir em casa requer um lugar calmo, aconchegante e organizado para as coisas funcionarem do jeito certo.
Escolha um cômodo da casa que não seja muito barulhento e que tenha um espaço razoável para você armazenar suas coisas. Destinar cada item necessário para o seu trabalho, setorizando o espaço para melhor aproveitá-lo também é uma boa: aposte em organizadores de gaveta, prateleiras e caixas.
Caso o seu trabalho mexa com papelada, tenha uma pasta sanfonada para armazenar os documentos separados por categorias e deixe a pasta dentro de uma caixa. Você pode optar por caixas decoradas ou simplesmente encapar as que você já tem com papeis ou fitas adesivas para dar um charme ao seu ambiente de trabalho.
A mesa é o objeto central de um home office e por isso deve estar sempre organizada, sem acumular bagunça. Separe os papéis: quando se tratar de documentos que precisarão ser consultados o tempo todo durante um trabalho ou correspondências que você ainda não respondeu, deixe-os em cima de uma bandeja ou pequena caixa em cima da mesa e, quando não forem mais necessários, armazene-os na pasta sanfonada mencionada acima. Isso vai manter a sua mesa organizada e limpa.
Outras coisas que poluem (e muito!) o espaço são os cabos e os fios de tomadas e dos eletrônicos. Procure adotar os organizadores de fios para prendê-los todos juntos, e etiquete cada cabo para estarem identificados caso haja algum problema. Você também pode usar clipes de papel sobre a mesa para dar suporte aos fios que se conectam ao computador (como os fones de ouvido, cabo USB, HDMI, etc).
Não se esqueça de evitar misturar seus pertences pessoais com os objetos de trabalho para não comprometer sua eficiência na hora de produzir. Assim você terá um home office perfeitamente organizado!