Estima-se que um cliente fiel seja até cinco vezes mais barato para conquistar que um novo e ainda pode corresponder a até 65% de todas as vendas de uma empresa. Por isso, é tão importante encantar e investir na fidelização dos clientes.
Como clientes, sabemos que receber a oferta que queremos na hora em que precisamos pode ser surpreendente. Portanto, antes de fidelizar o cliente, é preciso conhecê-lo melhor.
Você pode começar respondendo algumas perguntas simples:
- Quem é o meu cliente e como ele se comporta?
- O que o meu público está buscando?
- A minha empresa atende qual necessidade?
- Como eu vou vender para este cliente?
- Quando ele mais precisa do meu produto?
Com as respostas em mãos, você está pronto para mostrar ao seu cliente que o seu principal objetivo é resolver os problemas dele e ainda estar um passo à frente das suas necessidades.
Agora que você já conhece o seu cliente, é preciso saber o que ele realmente valoriza para ser fiel. Conheça as vantagens e benefícios que mais surpreendem os clientes:
- atendimento impecável;
- segurança nas transações;
- promoções e benefícios;
- economia e bons preços;
- confiança na empresa.
Também é preciso levar em consideração alguns elementos que são fundamentais para a fidelização dos clientes.
- Uma boa conversa: você pode utilizar diversos meios, prestando atenção ao tempo e aos interesses do cliente.
- Honestidade: estar disposto a ouvir a verdade sobre seus produtos e serviços e sempre trabalhar com honestidade.
- Muita empatia: entender os problemas e sentimentos dos clientes é fundamental para uma boa relação.
Levando isso em consideração, chegou a hora de dar os próximos passos em direção à fidelização dos seus clientes. Selecionamos 4 dicas que vão ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e encantar o público, confira.
Para além de um bom atendimento: conheça o seu cliente
O atendimento deve ser um dos principais diferenciais da sua empresa e é o primeiro passo para encantar o público: treine seus colaboradores para atender o cliente da mesma forma que eles gostariam de ser tratados e, principalmente, para que identifiquem como os clientes desejam ser atendidos.
Com uma abordagem apropriada, é possível entender as preferências e as reais necessidades de cada consumidor e oferecer as melhores soluções. Para isso, é preciso ter muita sensibilidade e saber se colocar no lugar do outro. Ainda, é importante manter-se atualizado sobre o mercado e avaliar o que pode ser utilizado para o seu negócio e seus clientes.
Foque no cliente certo
Direcione suas ações para as pessoas certas, considerando os seus clientes em potencial e o que eles esperam dos seus produtos e serviços. A partir daí, faça com que o cliente seja o principal motivo do seu trabalho, criando um relacionamento recíproco e de qualidade.
Lembre-se que clientes fiéis merecem um tratamento diferenciado. Por isso, invista em ações exclusivas como descontos, vantagens e ofertas personalizadas.
Monitore todos os resultados
Quanto mais você monitora, mais você conhece o seu público e mais informações você obtém para fidelizar e conquistar novos clientes. Portanto, acompanhe cada ação e o resultado que vem dela. Entenda qual a abordagem mais eficiente para cada tipo de consumidor, mapeie rapidamente as falhas, implante melhorias e saiba quais estratégias cativaram o público. Assim, fica mais fácil alinhar as metas e avaliar melhor o seu negócio.
Faça um bom acompanhamento pós-venda
Um erro muito comum nas empresas é pensar que o atendimento acaba junto com a venda. Não se engane: com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental elaborar uma estratégia de pós-venda para dar continuidade ao relacionamento com o consumidor e demonstrar para o cliente que você se preocupa com o sucesso dele. Mensagens, telefonemas e e-mails são estratégias simples e que fazem com que o cliente se sinta valorizado. A experiência que você oferece após as compras é fundamental para conquistar a fidelidade do público.
Use uma abordagem personalizada
Existem diversos tipos de pessoas, por isso o seu atendimento precisa ser personalizado, assim a sua comunicação e o seu poder de persuasão serão mais eficientes. Prepare-se para lidar com diversos estilos de pessoas, por exemplo: uma pessoa impaciente talvez se sinta desconfortável se você começar a disparar muitas perguntas; uma pessoa formal talvez se sinta desconfortável se você fizer muitas brincadeiras.
Busque solucionar os problemas e atender as expectativas dos seus clientes. É importante que você primeiro identifique exatamente o que ele está buscando. Cabe ao vendedor analisar qual a solução ideal para atender a necessidade do cliente para aconselhá-lo de forma assertiva.
Sorria! Solucione problemas prontamente! Surpreenda o seu cliente!
Encantar clientes tem muito a ver com adaptabilidade, esse jogo de cintura deixa a comunicação muito mais eficiente e a venda mais certeira.
Dica extra: Seja disciplinado com planejamentos e prazos, implemente melhorias contínuas, pense grande e aja rápido! Assim, você sempre terá um bom relacionamento com os clientes e garantirá o sucesso da sua empresa.