A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais central na transformação do setor da construção civil. Com a demanda por projetos mais eficientes, mais ágeis, sustentáveis e precisos, soluções inovadoras estão revolucionando a maneira como obras são planejadas, gerenciadas e executadas.
Não consegue ler agora? Ouça:
Entre essas inovações, o Building Information Modeling (BIM) se destaca como uma das metodologias mais poderosas e essenciais, que contribui tanto para quem cria projetos (arquitetos e engenheiros) quanto para quem vai executá-los (construtores).
A seguir, vamos falar mais sobre o que é o BIM, suas principais funções e como a Krona vem contribuindo para a utilização dessa metodologia e da inovação no setor. Boa leitura!
BIM: a revolução na construção civil
O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia que está transformando a forma como projetamos, construímos e gerenciamos edificações. Além de ser um sistema de representação digital, o que facilita muito na hora de projetar, o formato integra informações detalhadas de todas as fases de um projeto, desde a concepção até a operação e manutenção de uma edificação.
Ao usar o BIM, arquitetos, engenheiros e construtores podem colaborar de maneira mais eficiente, visualizar problemas antes que ocorram no canteiro de obras e otimizar o uso de materiais e do tempo. Isso resulta em projetos mais sustentáveis e com maior controle de custo.
Como a metodologia BIM funciona?
Uma das principais características do BIM é a colaboração entre todos os envolvidos no projeto: arquitetos, engenheiros, construtores e até o cliente final. Todos trabalham em um mesmo modelo digital, acessível em tempo real e de qualquer lugar, onde as alterações feitas por uma equipe são instantaneamente mostradas para todos. Isso reduz significativamente os erros e retrabalhos e aumenta a eficiência.
O desenvolvimento de projetos em BIM começa com a criação de um modelo do edifício, ou do que estiver sendo projetado, que inclui cada componente, como: paredes, pisos, sistemas de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), tubulações etc. No entanto, como já vimos, o BIM vai além do projeto, permitindo a coordenação dos seguintes fatores:
- tempo: é possível planejar e visualizar a sequência de construção;
- custos: o projetista pode gerar uma lista completa com os quantitativos de todos os itens, facilitando um orçamento mais preciso;
- sustentabilidade: ajuda a medir o impacto ambiental e a eficiência energética;
- gestão pós-obra: auxilia na manutenção e operação do edifício após sua conclusão.
Agora já ficou mais fácil de perceber por que a sua adoção é cada vez mais difundida, especialmente em grandes projetos de infraestrutura, consolidando o BIM como o futuro da construção civil.
Principais vantagens de criar projetos em BIM
Já sabemos que utilizar a metodologia BIM possui diversas vantagens. É possível, por exemplo, realizar simulações complexas para testar o desempenho do edifício antes mesmo da construção, o que proporciona maior precisão na tomada de decisões e otimiza todas as fases iniciais do projeto.
Além disso, usar o BIM possibilita:
- redução de erros e conflitos: como todas as partes trabalham no mesmo modelo, fica mais fácil identificar problemas ou incompatibilidades antes da construção;
- melhoria na comunicação: o acesso centralizado às informações do projeto facilita a troca de dados entre os envolvidos;
- maior eficiência e economia: com uma melhor visualização e planejamento, o BIM ajuda a evitar retrabalhos, economizando tempo e dinheiro.
Assim, o BIM permite uma abordagem completa de gestão de projetos de construção.
A Krona sabe da importância de ter a inovação como aliada na hora de reformar ou construir. Por isso, criou o Krona BIM, uma biblioteca com as famílias de produtos Krona desenvolvida para profissionais da construção civil que desejam executar seus projetos de forma ágil, precisa e acessível.
Com o Krona BIM, você tem informações detalhadas sobre todos os produtos da marca, geradas automaticamente, como direção de fluxo e elevação. Além disso, você consegue inserir produtos de diferentes dimensões dentro do projeto e editar suas propriedades.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre essa ferramenta.
Agora que você já conheceu o Krona BIM e viu todas as vantagens de utilizar a metodologia BIM nos seus projetos, está na hora de adotar essa ferramenta no seu dia a dia. No site da Krona, estão disponíveis os plugins para Autocad e também para Revit, acesse agora e comece a utilizar.
Se quiser saber mais sobre as linhas da Krona, confira o nosso catálogo de produtos e leve mais qualidade para o seu projeto.