É evidente que as tecnologias ocupam cada vez mais espaço na rotina dos consumidores, facilitando as vendas e estreitando a relação entre lojista e cliente.
E, mesmo que, diante de todas as transformações tecnológicas as lojas de materiais de construção estejam seguindo pelo mesmo caminho de mudanças e evolução, há ainda barreiras a serem transpostas para que o mercado encare a tecnologia sob outro ponto de vista.
Geralmente a primeira pergunta feita pelos comerciantes diante de uma nova tecnologia não é sobre qual resultado a loja alcançará, mas quanto ele vai “gastar” adquirindo determinada ferramenta. Neste nicho, investimentos em tecnologia ainda são encarados como gastos, sendo esse, talvez o principal limitador.
Os primeiros alicerces para a inovação tecnológica.
Recentemente o mercado já apresentou duas amostras de como pode caminhar a evolução do setor. A primeira é a Loja 4D, um projeto inovador de engenharia e arquitetura de lojas de materiais de construção marcada pela combinação entre design e tecnologia. Além de apresentar uma arquitetura moderna e funcional, uma loja 4D possui um sistema que mapeia o movimento das pessoas em seu interior e na frente de portas ou vitrines.
Por meio de conexão wi-fi, este sistema gera um mapa fiel de deslocamento das pessoas entre os setores da loja, concentração e pontos de inacessibilidade, comportamento dos clientes no estabelecimento, entre outros dados. Este sistema gera um banco de dados que, por sua vez, orienta decisões e iniciativas feitas pelo proprietário da loja, para que possam ser realizadas melhorias no atendimento e aumentando a conversão de vendas para a loja.
Outro exemplo de inovação tecnológica voltada ao mercado de construção civil é o Viasoft Construshow, software de gestão de lojas de materiais de construção e acabamentos, que informatiza processos e potencializa resultados. Uma ferramenta moderna e eficaz, que gerencia toda a cadeia de funcionamento de uma loja, desde o estoque até a expedição.
Com o software, a loja de materiais de construção pode elevar significativamente a sua eficiência logística, comercial e financeira, tendo ao seu alcance todas as informações, garantindo melhores práticas de gestão.
Outras soluções em tecnologia para o varejo
Algumas inovações tecnológicas direcionadas ao varejo tradicional, muitas vezes podem facilmente ser adaptadas ao mercado de construção. Veja, a seguir, alguns exemplos:
UPPoints
Um sistema formado por câmeras e redes neurais artificiais que consegue extrair informações dos consumidores no interior de uma loja.
MeuAtendimento
Solução que auxilia na gestão do varejo, de maneira simples e com informações consistentes e insights preciosos de gestão.
Yonface
Tecnologia de hardware e software que captura dados dos consumidores, referentes a fluxo de pessoas, análise emocional e atratividade de produtos sem a identificação de clientes.
Muita atenção ao escolher o software ideal para o seu negócio
A maioria das soluções em softwares voltadas para lojas de materiais de construção é bem restrita. Na hora de contratar este tipo de serviço, é bom avaliar as ferramentas de business intelligence disponíveis pelo desenvolvedor e estudar sobre as formas como elas podem ajudar na hora de fidelizar um cliente.
Além disso, fuja das soluções customizáveis, que não são especializadas no seu segmento. Em geral, elas acabam sendo contratadas integralmente e utilizadas parcialmente. Prefira as voltadas para o seu tipo de negócio, que são mais aderentes e podem ser utilizadas integralmente.