Tendências da Construção Civil

O setor de construção civil vive em constante atualização, seja em portfólio de produtos, novas maneiras de aplicação ou tendências tecnológicas. Separamos algumas novidades que devem ganhar espaço este ano. Veja:

Projetos sustentáveis
A sustentabilidade está cada vez mais presente na construção civil. As medidas podem ser simples como desde a utilização de produtos com material ecológico na construção a objetos que auxiliem no controle de consumo (lâmpadas e chuveiros especiais, por exemplo), até ações um pouco mais complexas de uso sustentável de recursos naturais, como captação de água da chuva, eficiência energética por geração de energia solar, entre outras.

Realidade aumentada
Na realidade virtual, já presente na construção civil, é possível percorrer os ambientes modelados em 3D e 4D sem sair do lugar. A realidade aumentada transformou esse cenário em um ambiente “real”, facilitando a coleta de dados e a análise da aspectos do projeto como dimensão do espaço, nivelamento de superfície e compatibilidade de objetos no ambiente. Já existem aplicativos para testar as possibilidades da realidade aumentada, permitindo que os usuários interajam com os componentes da construção e objetos pelo celular. O MeasureKit é um deles.

Capacitação de mão de obra
Um estudo promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção revelou que 74% das construtoras sofrem com problemas de capacitação. A pesquisa mostrou que há falta de profissionais qualificados em todos os níveis, desde operários e técnicos em construção, até engenheiros e arquitetos. Para reverter este cenário, profissionais estão buscando uma alternativa para adquirir conhecimento: o ensino à distância. Além de ter um custo mais baixo que o das instituições com grade tradicional, é perfeito para quem tem longa jornada de trabalho e precisa de horários flexíveis para estudar. Outra vantagem é que não há limite geográfico para o aprendizado. É possível se inscrever em uma instituição de outra cidade ou outro Estado sem ter despesas extras de deslocamento ou hospedagem.

Modularização
A fabricação de elementos estruturais fora do canteiro de obras também tende a crescer nos próximos meses. O objetivo é otimizar os processos da construtora e acelerar as etapas do empreendimento, para que ele seja entregue em um tempo menor. No entanto, é preciso avaliar o porte do projeto e o quanto a modularização vai impactar no orçamento da obra, já que devem somar os custos de transporte, instalação e detalhamento dos módulos, que devem estar muito bem posicionados, pois ajustes de campo podem causar danos à estrutura.

Outras tecnologias
O uso de drones pode ser utilizado para captação de imagens aéreas do terreno, além de serem úteis para o levantamento topográfico e a construção de modelos 3D de edifícios. Falando em recursos tridimensionais, podemos citar o uso mais frequente da impressão 3D no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no estudo de novos produtos e no aproveitamento de materiais recicláveis, permitindo uma redução de custo significativa.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.